Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É possível prevenir conjuntivites?

É possível prevenir conjuntivites?

02/08/2018 Alexandre Kazuo

Muitas pessoas ainda têm dificuldade para reconhecer a importância de ir ao oftalmologista regularmente.

É possível prevenir conjuntivites?

A procura por um especialista só costuma acontecer quando o paciente tem algum problema no olho ou dificuldades para enxergar.

Além da visita ao médico, algumas ações cotidianas são importantes para mantermos a saúde ocular em dia. A conjuntivite, por exemplo, é uma doença muito comum que pode ser prevenida com cuidados simples.

A conjuntivite é resultado da inflamação de uma membrana, a conjuntiva, e os sintomas são bem desagradáveis: olhos vermelhos, coceira e secreção podem durar até 15 dias. Ela pode ser do tipo alérgica ou infecciosa, e apesar dos sintomas semelhantes, tem causas diferentes.

A alérgica, como o próprio nome sugere, é mais comum em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa e, nestes casos, é importante que a causa seja logo encontrada, pois pode variar de pessoa para pessoa.

A infecciosa, por sua vez, é transmitida por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O tratamento dos sintomas envolve uso de lubrificantes artificiais e compressas frias; e, eventualmente, colírios antibióticos. É importante ressaltar que estes devem ser usados apenas sob prescrição médica.

A c pode ser evitada de diversas formas. Coçar os olhos com as mãos sujas é um hábito comum e que deve ser interrompido. Entre as mulheres, o compartilhamento de utensílios de maquiagem é um erro.

Os sintomas dos dois tipos são semelhantes, logo, é importante procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal para cada caso.

Quem usa lentes de contato deve ficar ainda mais atento: é fundamental respeitar a durabilidade das lentes e limpá-las diariamente com produtos específicos. As gelatinosas são as mais perigosas, pois têm grande capacidade de aderir sujeira e muco. É importante lembrar que o soro fisiológico não é recomendado para higienização. A substância não limpa nem desinfeta as lentes, e pode favorecer infecções.

Seja qual for o tipo de conjuntivite ou qualquer desconforto, é fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal. Lembre-se: cuidar da saúde é muito importante, e o melhor remédio sempre será a prevenção.

*Alexandre Kazuo é oftalmologista do HSANP, complexo hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo (http://hsanp.com.br). 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli