Portal O Debate
Grupo WhatsApp


É possível prevenir conjuntivites?

É possível prevenir conjuntivites?

02/08/2018 Alexandre Kazuo

Muitas pessoas ainda têm dificuldade para reconhecer a importância de ir ao oftalmologista regularmente.

É possível prevenir conjuntivites?

A procura por um especialista só costuma acontecer quando o paciente tem algum problema no olho ou dificuldades para enxergar.

Além da visita ao médico, algumas ações cotidianas são importantes para mantermos a saúde ocular em dia. A conjuntivite, por exemplo, é uma doença muito comum que pode ser prevenida com cuidados simples.

A conjuntivite é resultado da inflamação de uma membrana, a conjuntiva, e os sintomas são bem desagradáveis: olhos vermelhos, coceira e secreção podem durar até 15 dias. Ela pode ser do tipo alérgica ou infecciosa, e apesar dos sintomas semelhantes, tem causas diferentes.

A alérgica, como o próprio nome sugere, é mais comum em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa e, nestes casos, é importante que a causa seja logo encontrada, pois pode variar de pessoa para pessoa.

A infecciosa, por sua vez, é transmitida por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O tratamento dos sintomas envolve uso de lubrificantes artificiais e compressas frias; e, eventualmente, colírios antibióticos. É importante ressaltar que estes devem ser usados apenas sob prescrição médica.

A c pode ser evitada de diversas formas. Coçar os olhos com as mãos sujas é um hábito comum e que deve ser interrompido. Entre as mulheres, o compartilhamento de utensílios de maquiagem é um erro.

Os sintomas dos dois tipos são semelhantes, logo, é importante procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal para cada caso.

Quem usa lentes de contato deve ficar ainda mais atento: é fundamental respeitar a durabilidade das lentes e limpá-las diariamente com produtos específicos. As gelatinosas são as mais perigosas, pois têm grande capacidade de aderir sujeira e muco. É importante lembrar que o soro fisiológico não é recomendado para higienização. A substância não limpa nem desinfeta as lentes, e pode favorecer infecções.

Seja qual for o tipo de conjuntivite ou qualquer desconforto, é fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal. Lembre-se: cuidar da saúde é muito importante, e o melhor remédio sempre será a prevenção.

*Alexandre Kazuo é oftalmologista do HSANP, complexo hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo (http://hsanp.com.br). 



Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.