Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E-procurement nas Empresas Brasileiras

E-procurement nas Empresas Brasileiras

19/09/2011 Nilson Fonseca

A necessidade de transformar o setor de compras de uma empresa de ‘operacional’ para ‘estratégico’ vem sendo fortemente avaliada pelas companhias. E a adoção de ferramentas como o e-procurement, que suportam esta transição e dão nova forma a esta área, vem crescendo significativamente.

No Brasil, o número de empresas que usam algum sistema baseado na web para realizar compras é de 38%, um número baixo se comparado aos 86% de corporações em países desenvolvidos. Portanto, há ainda muito espaço para o crescimento desta prática. Segundo o Gartner, o Brasil é um dos países emergentes na adoção do e-procurement, sendo este o momento certo para apostar neste novo modelo, uma vez que as empresas prosseguem na busca por redução de custos e otimização de processos. A aplicação WEB permite que a área de compras adote estratégias diferentes para categorias distintas de materiais e serviços como, por exemplo, a utilização de catálogos eletrônicos, de contratos de compras, criação de processos de sourcing, como solicitações de cotação e leilões reversos, tudo isso gerenciado pelo comprador e possibilitando a integração dos fornecedores, o que garante processos mais ágeis e totalmente rastreáveis.

Os benefícios com a redução de custos - evidenciados na eliminação de ligações telefônicas, envio de fax, impressão de documentos -, agilidade nos processos de compras, pela rapidez na criação de solicitações de cotação e leilões, uma vez que anula a necessidade de digitar os itens, são fatores que determinam o crescimento deste novo modelo de negócio. O valor estratégico se faz pela rapidez nas respostas dos fornecedores, na criação de contratos, pedidos de compras e ganhos financeiros, com a obtenção de melhores preços, já que após os valores serem enviados, os fornecedores não tem a oportunidade de renegociar os preços. Além de facilitar o dia a dia da empresa, vantagens como estas aumentam a competitividade da companhia no mercado. Companhias que ainda operam com sistema de cotação de produtos por email, telefone, e outros, perdem na corrida com aquela empresa que seleciona em seu ERP os produtos e fornecedores desejáveis e, assim, após ter uma visão completa da compra, finaliza a operação em poucos minutos.

Porém, conseguir fornecedores que possam oferecer produtos ou serviços com boa qualidade, com pontualidade e preços competitivos não é tarefa fácil nas empresas, principalmente quando aliado a isso existe uma demanda alta, fluxos de compras não regulares e ferramentas ineficientes, sendo necessária a adoção de planilhas paralelas, controles manuais e acordos, muitas vezes, verbais. Assim, estes problemas podem restringir a atuação das áreas de compras ao operacional, ou seja, a tarefas de baixo valor agregado e que não podem contribuir com as necessidades das empresas em reduzir custos e tornar os processos transparentes e ágeis. Existem vários softwares de e-procurement no mercado, mas há alguns pontos de atenção na hora de escolher um que atenda as necessidades específicas de cada empresa. Abaixo, listo algumas dicas de como comprar um sistema de e-procurement:

Integração com ERP – Os sistemas e-procurement devem ter fácil integração com o ERP que a empresa utiliza, pois quando isso não acontece, existe a necessidade de se construir complexas formas de integração, e isso pode comprometer as funcionalidades da solução.

Aderência aos processos e necessidades da empresa – Antes de escolher o fornecedor, é preciso avaliar previamente se a ferramenta é capaz de suportar todos os processos e necessidades que a empresa pretende implementar no sistema.

Manutenção – É necessário verificar se a ferramenta tem fácil manutenção, se há profissionais disponíveis no mercado e se é adaptável, ou seja, tem condições de acompanhar o crescimento da empresa.

Nilson Fonseca* é Diretor de Soluções da Firsteam.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves