Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Economia circular: boa para o planeta

Economia circular: boa para o planeta

17/04/2018 Frederic Abbal

O mundo está ficando sem recursos críticos.

Até 2050, a demanda por elementos importantes, como biomassa e energia fóssil, deverá ultrapassar a produção em 40 bilhões de toneladas, deixando as empresas e os consumidores sob risco de déficit.

Mudando do tradicional modelo econômico “pegue, faça, consuma e jogue fora” para uma economia circular sem desperdício, que se concentra em tomar decisões mais inteligentes sobre o uso de recursos, usá-los em sua capacidade máxima e reduzir o desperdício combate essa crise global.

Para sistemas de distribuição de energia elétrica, o modelo de economia circular significa projetar produtos de longa duração que podem ser adaptados, reformados, reparados, reutilizados e atualizados - minimizando o desperdício e aumentando a resiliência dos bens naturais.

A mudança para uma economia circular global pode ter um grande impacto no combate às mudanças climáticas, pois 67% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao gerenciamento de materiais.

De fato, um novo relatório descobriu que uma economia circular poderia reduzir o uso de recursos naturais em todo o mundo em 28% e as emissões de gases do efeito estufa em 72%, enquanto apoia o crescimento econômico e as metas ambientais internacionais, como as estabelecidas no Acordo de Paris.

Essas descobertas reforçam a ideia de que mudar para uma economia circular não apenas beneficia o meio ambiente, mas também é bom para a receita das empresas. Por exemplo, prevê-se que a produtividade dos recursos europeus cresça até 3% ao ano.

Isso cria um benefício primário de recursos que chega a um valor estimado de € 0,6 trilhão por ano para as economias da Europa até 2030. O sistema de distribuição elétrica está bem posicionado para desempenhar seu papel na economia circular, adaptando equipamentos em vez de substituí-los.

Os equipamentos refrofit melhoram a sustentabilidade e minimizam o impacto ambiental dos produtos, ao mesmo tempo em que trazem economias significativas de custo e prolongam sua vida útil.

Um retrofit de distribuição consiste na substituição de componentes de dispositivos de distribuição elétrica para renovar e atualizar ou adicionar novas funcionalidades, como conectividade digital. Isso prolonga a vida útil do equipamento e permite modernizações e upgrades importantes sem substituições de produtos dispendiosas.

As operações de modernização podem custar até 65% menos que as novas instalações. Elas não apenas reduzem os custos de equipamentos, mas também o custo de inatividade, materiais, transporte e trabalho no local.

Analisar o impacto ambiental completo de um produto usando ferramentas de avaliação de ciclo de vida ajuda a determinar se é mais benéfico financeiramente e ambientalmente eficiente adaptar ou substituir um equipamento.

Usando soluções de retrofit, os fabricantes ajudam os clientes a realizar mais usando menos recursos e, ao mesmo tempo, protegendo o ambiente. Descubra mais sobre como a distribuição elétrica pode se beneficiar da mudança de um modelo econômico linear para um modelo econômico circular em nosso novo white paper, “Como os Serviços de Retrofit para Distribuição Elétrica Contribuem para a Economia Circular.”

Temos o compromisso de apoiar a economia circular como membros do programa Circular Economy 100 da Ellen MacArthur Foundation, um compromisso inovador que reúne companhias, governos, instituições acadêmicas e pequenas e médias empresas para promover o avanço coletivo do mercado em direção a uma economia circular. Saiba mais sobre como a fundação está possibilitando o desenvolvimento de novas oportunidades para uma economia circular.

* Frederic Abbal é vice-presidente executive de Infraestrutura na Schneider Electric.

Fonte: Comunique-se



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso