Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em Belo Horizonte, SOS para o bairro do Prado

Em Belo Horizonte, SOS para o bairro do Prado

01/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Nos países que mantêm apreço pelos bens da civilização, prevalece atualmente a decisão de valorizar a vida e o bem-estar da população.

Isso se faz pela implantação das áreas de lazer, pela melhoria do sistema de transportes, pela preservação das construções históricas, pelo aprimoramento da segurança dos cidadãos, pela despoluição, pela implantação de equipamentos urbanos (aí incluídos os que possibilitam o lazer saudável), enfim, pela valorização de todas as conquistas da civilização contemporânea. Hoje se sabe que tudo isso pode ser feito, sem prejuízo das atividades econômicas, de primordial importância para a sociedade.

No Brasil onde, na contramão da História, predomina, com freqüência, o bem-estar de uma minoria contra a maioria dos cidadãos, ainda se sacrifica o conforto dos moradores em benefício de iniciativas não sintonizadas com o bem-estar de todos. Basta um olhar atento à situação precária das rodovias, às construções irregulares, ao estado precário da segurança pública, à impunidade (quase generalizada) da corrupção e ao mau funcionamento da máquina da Administração Pública em praticamente todos os setores que afetam de perto a vida do cidadão.

Esta longa introdução vem a propósito de algo que tem sido anunciado pela imprensa nas últimas semanas: está em andamento na Câmara Municipal um projeto que pretende transformar o calmo e tradicional bairro do Prado em um Pólo Fashion. Ora, antes de qualquer iniciativa como essa, os interessados deveriam ouvir os moradores do bairro. Será que eles aceitariam ter um destino semelhante ao do vizinho Barro Preto?

Todo o mundo sabe o que aconteceu com aquele local, um dos melhores e mais aprazíveis de Belo Horizonte, que se transformou em um lugar desagradável, poluído, barulhento e onde a paz dos moradores foi definitivamente banida pela ação de assaltantes à mão armada. O Barro Preto não merecia isso. Será que o Prado merece?

Bairro tradicional, em que grande parte dos moradores ainda se conhece e a vida flui tranqüila, apesar dos corredores de trânsito (como o da rua Cuiabá, que se tornou perigosa) e das muitas confecções, ali em funcionamento. 

Será isso o que desejamos para os nossos bairros? Será essa a melhor amostra do urbanismo que pretendemos adotar na contramão do que ocorre em várias cidades do Brasil e do mundo? O Prado mineiro não merece isso



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado