Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em Belo Horizonte, SOS para o bairro do Prado

Em Belo Horizonte, SOS para o bairro do Prado

01/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Nos países que mantêm apreço pelos bens da civilização, prevalece atualmente a decisão de valorizar a vida e o bem-estar da população.

Isso se faz pela implantação das áreas de lazer, pela melhoria do sistema de transportes, pela preservação das construções históricas, pelo aprimoramento da segurança dos cidadãos, pela despoluição, pela implantação de equipamentos urbanos (aí incluídos os que possibilitam o lazer saudável), enfim, pela valorização de todas as conquistas da civilização contemporânea. Hoje se sabe que tudo isso pode ser feito, sem prejuízo das atividades econômicas, de primordial importância para a sociedade.

No Brasil onde, na contramão da História, predomina, com freqüência, o bem-estar de uma minoria contra a maioria dos cidadãos, ainda se sacrifica o conforto dos moradores em benefício de iniciativas não sintonizadas com o bem-estar de todos. Basta um olhar atento à situação precária das rodovias, às construções irregulares, ao estado precário da segurança pública, à impunidade (quase generalizada) da corrupção e ao mau funcionamento da máquina da Administração Pública em praticamente todos os setores que afetam de perto a vida do cidadão.

Esta longa introdução vem a propósito de algo que tem sido anunciado pela imprensa nas últimas semanas: está em andamento na Câmara Municipal um projeto que pretende transformar o calmo e tradicional bairro do Prado em um Pólo Fashion. Ora, antes de qualquer iniciativa como essa, os interessados deveriam ouvir os moradores do bairro. Será que eles aceitariam ter um destino semelhante ao do vizinho Barro Preto?

Todo o mundo sabe o que aconteceu com aquele local, um dos melhores e mais aprazíveis de Belo Horizonte, que se transformou em um lugar desagradável, poluído, barulhento e onde a paz dos moradores foi definitivamente banida pela ação de assaltantes à mão armada. O Barro Preto não merecia isso. Será que o Prado merece?

Bairro tradicional, em que grande parte dos moradores ainda se conhece e a vida flui tranqüila, apesar dos corredores de trânsito (como o da rua Cuiabá, que se tornou perigosa) e das muitas confecções, ali em funcionamento. 

Será isso o que desejamos para os nossos bairros? Será essa a melhor amostra do urbanismo que pretendemos adotar na contramão do que ocorre em várias cidades do Brasil e do mundo? O Prado mineiro não merece isso



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves