Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em busca de segurança jurídica

Em busca de segurança jurídica

14/01/2013 Caio Portugal

O setor de parcelamento do solo, que gera empregos, garante moradias e movimenta a economia, já cresceu bastante, mas poderia crescer muito mais.

O processo de obtenção das licenças para a implantação de novos loteamentos no Brasil é muito demorado e envolve não apenas questões ambientais, mas também de saneamento, por exemplo. No entanto, o principal entrave é o questionamento, por parte do setor público, de licenças já obtidas inicialmente.

Geralmente, esse questionamento é feito quando o empreendimento já está em comercialização no mercado e, então, é preciso parar a implantação do produto. O único remédio do empreendedor para se defender é ir à Justiça. Mas, se for entrar nessa esfera, é possível imaginar o que isso significa para o consumidor e para o próprio empreendedor.

Demora muito. Normalmente, nas fases de licenciamento, são necessárias três licenças: a prévia, a de instalação e de operação, que demonstra que se cumpriram todas as obrigações ambientais. Mas a atual legislação dá um poder amplo, principalmente ao Ministério Público, para que haja intervenção em qualquer fase do licenciamento.

Então, há situações de empreendimentos que já tiveram suas licenças prévias e de instalação emitidas, e estão na iminência de receber a licença de operação. Então, o Ministério Público entra com algum tipo de ação civil pública contra o órgão licenciador e contra o próprio empreendedor, alegando que não houve cumprimento de qualquer prerrogativa na emissão das licenças iniciais.

A legislação tornou o processo complexo, pouco transparente e pouco seguro. O viés deveria ser de segurança jurídica, de transparência e de obrigações. Por exemplo: vamos supor que um empresário disponha de uma área e pretenda empreender. Ele precisa de uma diretriz ambiental, ou seja, o que pode e o que não pode ocupar.

Isso vai acompanhar o projeto do começo ao fim. Nosso trabalho na Aelo, no Secovi-SP e no SindusCon-SP, que formam o Comitê de Desenvolvimento Urbano, é buscar esse tipo de defesa. Quando a questão envolve qualquer obra de saneamento que precisa ser feita no loteamento, a situação se complica ainda mais.

Não é incomum o empreendedor ter de fazer adutora, estação de tratamento de esgoto, fazer o que as concessionárias não fazem. Esse é um dos riscos que não deveriam existir. Vamos esperar que, em 2013, o panorama melhore e fique mais claro, em benefício de toda a sociedade brasileira. É preciso haver segurança jurídica.

*Caio Portugal é presidente da Aelo e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra