Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresas: onde armazenar tanta informação?

Empresas: onde armazenar tanta informação?

23/01/2013 Ezequias Sena

Muito tem se falado na recente explosão de dados, já que 90% de toda informação do mundo foi colocada em rede nos últimos dois anos.

Análises de grandes consultorias, como IDC, KPMG e Gartner, entre outras, mostram que o Brasil precisa expandir sua infraestrutura de comunicação para dar conta de um novo ritmo de tráfego de dados – em que o comércio eletrônico e o segmento corporativo deverão ser os grandes responsáveis por um aumento de oito vezes no volume de informações nos próximos quatro anos.

Além da hospedagem em nuvem, as empresas devem passar a investir pesadamente em Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS), dependendo cada vez mais de uma conectividade segura para que os negócios prosperem. Isto sem mencionar a disponibilidade total e incondicional dos Data Centers – que serão colocados em xeque neste novo cenário de troca alucinante de informações.

Mais do que oferecer processamento e armazenagem de informações em larga escala, um Data Center eficiente deve fornecer um diagnóstico exato das necessidades da empresa que contrata seus serviços e corresponder às altas expectativas do cliente em termos de disponibilidade, performance e segurança. É igualmente fundamental garantir progressão contínua para cada etapa do crescimento da empresa contratante, que pode contar com uma instalação consolidada e dedicada, ideal para operações de processamento de dados de missão crítica com serviço ininterrupto, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Além do Data Center, a terceirização dos serviços de TI assumiu um formato consideravelmente diferente nos últimos anos. Hoje podemos oferecer soluções padronizadas dentro de uma base em que a empresa contratante paga apenas pelo que usar ou acessar. A cloud computing tem exercido um papel decisivo nessa possibilidade, permitindo que até mesmo empresas com um ambiente complexo de TI possam manter o foco em seu core business e contar com soluções BPO (Business Process Outsourcing).

A base desse serviço é o processamento das aplicações e o armazenamento de dados fora do ambiente in-house. Trata-se de uma grande  rede de servidores conectados entre si, e que, por sua vez, se comunicam com clientes e estações de trabalho. Eles representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, proporcionando a otimização de sua utilização sem vincular um hardware a uma infraestrutura.

Com base nessa tecnologia é possível flexibilizar e ampliar os serviços. Até mesmo as pequenas e médias empresas não devem esperar pelo caos da explosão de dados, tomando providências para evitar uma trombose na rede de distribuição de informações. Afinal, é preciso que a informação tenha sempre como ser capturada, armazenada, processada e distribuída com segurança. Sempre.

*Ezequias Sena, diretor comercial da Online Data Center, empresa que atua há quase 20 anos em TI, correspondendo às novas demandas de mercado e alinhando as necessidades dos clientes com novas e eficientes tecnologias disponíveis.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes