Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresas podem lutar contra ataques direcionados?

Empresas podem lutar contra ataques direcionados?

12/12/2013 Hernán Armbruster

Existem várias razões pelas quais ataques direcionados podem acontecer com quase qualquer empresa. Uma das maiores é o roubo de informações confidenciais.

A propriedade intelectual é muitas vezes a primeira coisa que vem à mente, mas outros itens, menos óbvios em termos de valor, podem ser obtidos, como informações financeiras, dados de vendas, ofertas financeiras. No entanto, as empresas também podem ser alvejadas por razões que nada têm a ver com os seus produtos ou informações.

Uma dessas formas é quando a empresa é usada como uma plataforma de lançamento para um parceiro. Os criminosos podem alvejar uma empresa para usar sua recém-comprometida infraestrutura como base de lançamento para ataques contra outras organizações. Em certos casos, os agressores podem querer usar as contas de e-mail da vítima para ganhar legitimidade em uma campanha de spear-phishing. Outra razão pode se relacionar às conexões da empresa.

Um pequeno vendedor pode fornecer peças para um integrador maior e isto o obriga a ter acesso à rede do integrador. Quando falamos em proteção aos ataques, infelizmente, o tempo e a probabilidade pendem para o lado do criminoso. Não importa quão boas são as defesas de uma empresa, um erro de configuração ou um usuário abrindo um arquivo malicioso é suficiente para que a empresa seja infectada. Uma vez que um intruso está dentro de uma rede, o objetivo deve ser detectado e contido o mais rápido possível.

A solução pode consumir muito tempo, mas existem duas áreas que podem ajudar previamente a minimizar os danos. A primeira envolve mudanças nas políticas de infraestrutura: políticas de login adequadas, ajuste das políticas de segurança e proteção de dados críticos. A segunda área envolve equipe. É importante ter seu próprio grupo de inteligência de ameaças, bem como uma equipe forense já treinada e operando. Para ajudar a melhorar a postura de segurança, testes de penetração podem ser úteis para empresas.

Depois de concluídos, os testes podem ser usados como uma ferramenta de treinamento para a equipe forense, fornecendo lições já aprendidas para o restante da empresa. Sempre existe um custo associado a estas preparações, mas eles serão minimizados quando comparados ao custo de uma única investigação extensa de um ataque alvejado. É simplesmente muito caro para as empresas ignorar os riscos de se tornar vítima de um ataque direcionado.

*Hernán Armbruster é vice-presidente da Trend Micro para o Brasil.



O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


Oppenheimer e Prometeu

Quando eu saí do cinema após ter visto “Oppenheimer” a primeira vez, falei para meu filho: “É Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Interferência política e a desvalorização da Petrobras

Recentemente, o presidente Lula chamou o mercado de voraz por causa das quedas no valor das ações da Petrobras equivalentes a aproximadamente 60 bilhões de reais.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


Um novo alento para as OSCs

Ao longo de muitos anos, o poder público adotou uma postura bastante rigorosa para com o Terceiro Setor.

Autor: Tomáz de Aquino Resende


Uma rota para o equilíbrio

A Terra enfrenta o desequilíbrio geral. O lucro, colocado como a prioridade da vida, fez muitos estragos pelo mundo. Muita coisa está detonada.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Eleições 2024 e a livre manifestação de pensamento na web

Em poucos meses serão iniciadas as campanhas para as eleições municipais de outubro, com veiculação de propagandas autorizadas na web a partir de 16 de agosto.

Autor: Wilson Pedroso


Saidinha é contradição em meio a clima de insegurança

As saídas temporárias são uma contradição em um país em que quase metade da população declara sensação de insegurança.

Autor: Wilson Pedroso


Vini Jr e o racismo que nos adoece

Infelizmente, mais uma vez precisamos falar sobre isso.

Autor: Livia Marques