Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Errar faz parte do processo de empreender

Errar faz parte do processo de empreender

29/08/2013 Marcus Linhares

“Inovar é errar, quebrar paradigmas e encontrar o equilíbrio entre novos e velhos valores a fim de satisfazer nossas necessidades”

Dizem as boas línguas que para cada erro cometido existirão dois acertos! Com isso, acho que errar deve, também, ser uma das especialidades de um empreendedor. O erro também pode ser resultado de ideias nascentes de “surtos” empreendedores, momento em que o indivíduo acha que pode solucionar problemas com soluções inviáveis.

Daí apaixonam-se pela ideia e surtam ao pensar que ela deve ser estática e não adaptável às realidades do cenário em que será aplicada. Por isso saber errar, não significa continuar errando. Significa conhecer e entender o caos resultante do erro, e isso é a faísca da inovação, para construir as novas ideias.

E por falar em inovação e ideias, quando o assunto é empreendedorismo, torna-se indispensável a discussão e relação entre os dois fatores. A inovação pode ser percebida como uma ação que provém da intenção de quebrar um paradigma para satisfazer novas necessidades. Isso porque vivemos num mundo empreendedor, pois todos os avanços desenvolvidos na história quebram velhos paradigmas para construir novos. A ideia de reformular experiências é o resultado da necessidade humana de convencionar alternativas de melhoria para sua sobrevivência.

Todo esse processo pode começar a partir de simples questionamentos sobre o cenário que nos circunda e quais as lacunas a serem preenchidas, ou os paradigmas a serem quebrados. Tais questionamentos possibilitam uma percepção daquilo que é comum e sua tendência a mudar para se transformar naquilo que é novo ou diferente. Tal diagnóstico requer do indivíduo uma visão capaz de determinar quais alternativas são capazes de desenvolver o estágio de equilíbrio entre o fator novo e o fator velho.

Este equilíbrio define o domínio das possibilidades de satisfazer novas necessidades a partir da modificação do cenário já diagnosticado. A partir daí é possível estruturar novos ou diferentes conceitos e planejar o exemplo a ser definido. Em suma, a inovação é o preenchimento de uma lacuna entre um paradigma e uma nova necessidade, representada pela criação ou incremento sobre uma invenção gerando um novo negócio, novo produto ou uma nova tecnologia.

Acerca disso é possível perceber que a inovação é uma ruptura do que é convencional, para a criação de algo novo, diretamente ligada à satisfação das necessidades e, seu desempenho deve estar condizente com as expectativas do indivíduo que irá satisfazê-la. O empreendedor, por ter uma percepção apurada de seu cenário, consegue fazer dessas prerrogativas um instrumento gerador de diferenciação daquilo que ele pretende oferecer ao seu público, porém vale ressaltar que esse empreendedor deverá estar constantemente se adaptando às novas possibilidades de se inovar, pois as necessidades nunca cessarão.

*Marcus Linhares, Professor e Empreendedor. Bicampeão do Prêmio Educação Empreendedora (Endeavor/Sebrae) e autor do e-book C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes