Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faça as contas e tenha um bom ano

Faça as contas e tenha um bom ano

31/01/2014 Mari Gradilone

Ser empreendedor implica em muitos desafios. Não basta ter uma boa ideia e um certo capital para dar início ao projeto. É preciso muito mais.

Quem já trilhou este caminho sabe bem do que estou falando. Além do sonho de ter um negócio próprio e disposição para trabalhar muito, é preciso buscar informações sobre diferentes áreas – legislação trabalhista, tributos, relações bancárias e com consumidor, tecnologia, e outras tantas.

A lista é grande, as margens nem tanto. Mas quem busca esse caminho, em geral, tem um propósito que ultrapassa a fronteira da questão financeira. Em geral, o fator que motiva esse movimento tem relação com traços de personalidade – são pessoas que gostam do desafio, que querem trabalhar com mais liberdade de ação, que têm um projeto que não encontrou espaço para ser realizado nas instituições onde trabalhavam. Até por isso, para que a condição de empreendedor e “dono do seu nariz” possa ser mantida, pensar na saúde financeira do seu negócio é fundamental.

Em mais de 20 anos como executiva em um segmento no qual acompanho muito de perto pequenos e médios empresários e, claro, empreendedores em seus primeiros passos, sei que contar com uma boa estrutura de apoio e tomar certos cuidados fazem toda a diferença. Uma iniciativa importante e pertinente com esta época do ano é a de estabelecer um bom orçamento. Não importa o seu tamanho: organize-se. Analise como foi seu ano anterior, como foram suas vendas, que parcerias resultaram em bons negócios, que praças responderam melhor, onde houve desperdícios que podem ser evitados nesse novo ciclo.

Planeje os próximos meses com um caixa realista e faça previsões realistas, ou seja, metas que o mercado sinaliza como possíveis de serem alcançadas. Defina quanto e em que meses irá investir em ações de marketing, em tecnologia, deixe uma margem para imprevistos. Se for necessário tomar crédito, avalie bem onde encontrar os melhores recursos para a sua realidade, as melhores taxas e custo benefício.

Busque ajuda

Quem está começando ou optou por ter uma operação enxuta, precisa ter foco e não pode desperdiçar – nem tempo, nem dinheiro. Avaliar os custos de sua operação e ponderar o que vale a pena e o que agrega valor à sua operação são essenciais. Na área em que atuo, esse exercício é uma rotina contínua.

Como gestora de escritórios virtuais estruturados para prover soluções completas e customizadas aos mais diferentes perfis de clientes, meu desafio de pensar e criar espaços funcionais, com serviços de apoio – desde secretárias, estrutura de telefonia, tecnologia, assessoria jurídica e contábil é diário. Não arrisque seu futuro por falta de conhecimento.

Busque informação e organize sua agenda empresarial para ter um bom ano. Estabeleça-se em um bom ambiente de trabalho, bem localizado, que lhe traga praticidade e apoio operacional na medida do que você precisa e pode remunerar. Assim, você poderá dirigir seu esforço no caminho certo e, consequentemente, conquistar bons negócios.

*Mari Gradilone é diretora do Virtual Office.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli