Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Falta atitude no combate às armas ilegais

Falta atitude no combate às armas ilegais

23/10/2013 Bene Barbosa

A Paraíba é o quarto estado do nordeste no número de armas de fogo entregues para as campanhas de desarmamento promovidas pelo governo federal.

Já que as políticas de segurança pública adotadas partem do princípio de que retirar ou dificultar o máximo a compra de armas legais gera redução da violência e promove a paz, o que explica que o estado ainda seja, segundo o Mapa da Violência de 2013, o terceiro estado com a maior taxa de homicídios do Brasil?

A confusão está em utilizar linhas ideológicas invés de dados reais no combate a criminalidade. Comparando as informações do Mapa da Violência de 2013, com o número de registro de armas da Polícia Federal, percebemos que é mais do que comprovado que as armas de fogo legais têm impacto quase nulo na violência.

Basta ver, por exemplo, o Rio Grande do Sul, que é o estado com mais armas registradas e é uma das regiões menos violentas do Brasil. Recentemente, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Paraíba prendeu um suspeito que estava envolvido na venda de armas e munições ilegais.

Na época da prisão, os representantes da Polícia Civil e Federal disseram acreditar que as armas entram na Paraíba por meio de contrabando entre estados vizinhos e o Paraguai. O que está sendo feito para combater essa entrada de armamentos contrabandeados? Quais são os recursos investidos nessa operação? Por que não gastar mais energia com a segurança de nossas fronteiras?

O fato é que a Paraíba recebe campanhas de desarmamentos desde 2004 e os homicídios e a violência no estado só fizeram crescer. Desde 2001 até 2011, a criminalidade na região cresceu mais de 200%. Contra fatos não existem argumentos.

Portanto, espera-se que as políticas de segurança pública no Brasil passem a investir mais em ações efetivas no combate à criminalidade, como, por exemplo, o policiamento das fronteiras, e menos em iniciativas de fundo ideológicos que não trazem benefícios concretos para a sociedade.

*Bene Barbosa - especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves