Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Falta de vontade e depressão

Falta de vontade e depressão

24/07/2015 Flávio Melo Ribeiro

É muito comum os meus pacientes depressivos reclamarem da falta de vontade para tudo.

E mais comum ainda me relatarem o quanto são orientados pelos parentes e amigos para terem vontade para fazer as atividades.

Entendo a boa vontade nesses conselhos, mas totalmente ineficaz. Quem convive com alguém depressivo entende muito bem o que estou dizendo.

E por que não dá resultado? Porque o que mais caracteriza a depressão é a falta de futuro!!!!! Na depressão profunda o depressivo não vê futuro e consequentemente nada na sua vida tem sentido.

Portanto sem futuro não há vontade. Na realidade a vontade é anunciadora do que já escolhemos, por exemplo: primeiro provamos um sorvete, num outro dia surge a vontade de come-lo novamente.

Como também não sentimos saudade de quem nem sabemos que existe, primeiro conhecemos a pessoa, depois sentimos vontade de reencontrá-la.

Inicialmente escolhemos diante de um futuro possível ou mesmo imaginário, depois a vontade anuncia a nós e aos outros nossa escolha. O que o Depressivo precisa readquirir é um pouco de futuro.

Se você quer ajudar um depressivo, procure organizar sua vida presente, pois esta já implica um futuro imediato.

A primeira coisa a ser feita é ajudá-lo nas atividades que o desdobramento das mesmas implicam a sua presença e intervenção.

Claro que essas atividades precisam ser fáceis e ao alcance do que ele possa desenvolver, visto que já se encontra frágil e muitas vezes pessimista diante das suas ações.

Ajudá-lo a dar o primeiro passo é a fase mais difícil. Uma vez construindo um pequeno cenário de vida, a vontade começa a ressurgir.

Porém o mais difícil é conter a ansiedade de quem está acompanhando o depressivo, pois este quer resolver logo e muitas vezes apressa o que deve vir devagar, mas com base.

lgo que ajuda é psicoterapia em grupo, quando os demais componentes apoiam as iniciativas, mesmos as que parecem muito pequenas para quem está de fora do problema.

* Flávio Melo Ribeiro é psicólogo.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves