Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Família: a casa transformada em lar

Família: a casa transformada em lar

09/08/2012 Erika de Souza Bueno

A vida em família pode ser trabalhosa. Quanto mais pessoas reunidas, mais trabalho para se administrar a companhia e para manter as pessoas queridas sempre por perto.

É, contudo, um trabalho que vale a pena. Poder contar com uma família que tem algum interesse em estar perto de nós é um desejável privilégio, nunca um ônus. Reuniões com familiares precisam acontecer com frequência, não apenas em momentos fúnebres e em datas de comemorações específicas.

Considere que é ruim não ter ninguém de sua família que se lembre de, por exemplo, telefonar no dia do seu aniversário. Mas, pior do que isso, é não ser lembrado em nenhum outro momento. Pense que algumas pessoas só ligam para outras em datas “especiais”, mas, quando há frequência, essas datas são apenas detalhes sem grandes significados.

Datas especiais são aquelas em que temos por perto as pessoas queridas que nos querem bem. E é em nossa família que temos maiores chances de encontrar pessoas com essas características, dada a dimensão desse grupo. Aproveite e considere, também, que não é preciso chegar o dia mau para valorizar o dia bom, ou melhor, para valorizar as pessoas que fazem com que o nosso dia seja, de fato, bom.

Por isso, faça de cada dia uma oportunidade para ter algum contato com seus familiares. Assim, no dia ruim, eles se lembrarão de você. Não desista, acredite. É preciso acreditar na família, é importante acreditar no amor, mas é indispensável ter disposição para unir a família no amor, a tal ponto de se tornarem indissociáveis.

Ter a casa cheia com nossos familiares em finais de semana é um prazer superior a qualquer passeio, até mesmo pelo fato de passearmos, evidentemente, em um dos melhores lugares do mundo, a nossa casa. Para transformá-la em lar, é certo que você precisará buscar aqueles que, naturalmente, pela vontade de Deus, são seus, ou seja, os que formam a sua família.

Busque, não desista, promova reuniões em que haja diálogos não apenas entre pessoas e pessoas, mas entre pessoas e Deus. Dessa forma, aumentam as chances de sua casa ser transformada num lugar de abrigo, num lugar desejado, enfim, num lar.

Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação e Coordenadora Pedagógica da Planeta Educação.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.