Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Família: a casa transformada em lar

Família: a casa transformada em lar

09/08/2012 Erika de Souza Bueno

A vida em família pode ser trabalhosa. Quanto mais pessoas reunidas, mais trabalho para se administrar a companhia e para manter as pessoas queridas sempre por perto.

É, contudo, um trabalho que vale a pena. Poder contar com uma família que tem algum interesse em estar perto de nós é um desejável privilégio, nunca um ônus. Reuniões com familiares precisam acontecer com frequência, não apenas em momentos fúnebres e em datas de comemorações específicas.

Considere que é ruim não ter ninguém de sua família que se lembre de, por exemplo, telefonar no dia do seu aniversário. Mas, pior do que isso, é não ser lembrado em nenhum outro momento. Pense que algumas pessoas só ligam para outras em datas “especiais”, mas, quando há frequência, essas datas são apenas detalhes sem grandes significados.

Datas especiais são aquelas em que temos por perto as pessoas queridas que nos querem bem. E é em nossa família que temos maiores chances de encontrar pessoas com essas características, dada a dimensão desse grupo. Aproveite e considere, também, que não é preciso chegar o dia mau para valorizar o dia bom, ou melhor, para valorizar as pessoas que fazem com que o nosso dia seja, de fato, bom.

Por isso, faça de cada dia uma oportunidade para ter algum contato com seus familiares. Assim, no dia ruim, eles se lembrarão de você. Não desista, acredite. É preciso acreditar na família, é importante acreditar no amor, mas é indispensável ter disposição para unir a família no amor, a tal ponto de se tornarem indissociáveis.

Ter a casa cheia com nossos familiares em finais de semana é um prazer superior a qualquer passeio, até mesmo pelo fato de passearmos, evidentemente, em um dos melhores lugares do mundo, a nossa casa. Para transformá-la em lar, é certo que você precisará buscar aqueles que, naturalmente, pela vontade de Deus, são seus, ou seja, os que formam a sua família.

Busque, não desista, promova reuniões em que haja diálogos não apenas entre pessoas e pessoas, mas entre pessoas e Deus. Dessa forma, aumentam as chances de sua casa ser transformada num lugar de abrigo, num lugar desejado, enfim, num lar.

Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação e Coordenadora Pedagógica da Planeta Educação.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan