Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Família: Que configuração tem a sua?

Família: Que configuração tem a sua?

14/12/2013 Daniele Vilela Leite

Família! Qual o significado dessa palavra? Segundo o dicionário Aulete, família significa: “Grupo de pessoas que têm parentesco próximo entre si (esp. pai, mãe e filhos) e que vivem na mesma residência, seu lar”.

Mas seria apenas um grau de parentesco? A Família tem um papel extremamente importante na vida de uma criança. É no contexto familiar que criança recebe valores e crenças, processo de socialização e formação. Mas para que tudo isso aconteça de forma natural, o ambiente familiar deverá ser propício, regado de harmonia e amor.

Claro que nem sempre é possível, pois não vivemos em um conto de fadas, e desentendimentos entre casais, pais e filhos, acontecem. Isso, de certa forma é bom, pois permite aos filhos perceberem que pessoas pensam e agem diferentemente uns dos outros. NO entanto um ambiente saudável onde as pessoas se tratam com carinho e respeito é fundamental. Os tempos mudaram, e fatores como, por exemplo, globalização, tendências mundiais e tecnologia, permitem o surgimento de novas configurações de pessoas, sociedade e famílias.

Nos dias de hoje encontramos pai e mãe trabalhando fora o dia todo, enquanto seus filhos ficam com avós, tios, irmãos mais velhos, babás ou até mesmo na escola. Mas também temos outras configurações familiares, como por exemplo: Família Monoparental, onde só o pai ou só mãe é responsável pelos filhos; Família Homoafetiva, quando pessoas do mesmo sexo adotam crianças, tratando-os como verdadeiros filhos; Família Multi-racial, que é o caso de Angelina Jolie e Brad Pitty, que possuem filhos diferentes nacionalidades; Família Binuclear (mais conhecida como guarda compartilhada), quando os pais se separam e o filhos, intercalam dias da semana, morando na casa do pai e outros na casa da mãe; e Família Recomposta, onde um novo casal se forma, e trazem filhos de relacionamento anterior.

Não podemos, e nem é de competência, julgar essas novas configurações como certas ou erradas, pois em sua grande maioria, famílias que optam por uma nova configuração permitem-se ser mais felizes vivendo de maneira harmoniosa e em muitas situações, estando até mais presentes na vida dos filhos. Não podemos confundir: “estar presente” na vida do filho, não é a mesma coisa que “dar presentes”! Muitos de nós passamos o dia fora trabalhando, e chegamos em casa tarde, cansados após um dia árduo de trabalho.

Alguns tentam suprir essa “ausência” com brinquedos e bens materiais, mas precisamos pensar que em casa nossos filhos estão à nossa espera, querendo conversar e contar como foi o dia, o que fizeram na escola, como foi o futebol ou o ballet, e precisamos dar atenção a eles, pois sentem falta desse contato, e nós também!

Aproveite os finais de semana em família, almoçando juntos, passeando em um parque, indo ao cinema, andando de bicicleta, ou simplesmente brincando dentro de casa. Viva intensamente para sua família independente de sua configuração, isso os deixará muito mais próximos e satisfeitos! Viva intensamente sua família... Independente da configuração!!!

*Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves