Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ferramenta de contabilidade e inteligência artificial

Ferramenta de contabilidade e inteligência artificial

01/06/2018 Christian de Cico

A necessidade de usar uma ferramenta de contabilidade quando o assunto é inteligência artificial.

A inteligência artificial pode ser definida como uma inteligência humana ao ser exibida em um dispositivo tecnológico ou softwares. Isso faz com que uma máquina possa executar processos e cálculos de forma rápida e precisa.

Além disso, a inteligência artificial pode contar com o aprendizado automático, chamado de machine learning. Este processo faz com que a máquina tenha o reconhecimento de padrões para executar tarefas e ações, sem precisar da intervenção humana.

A IA pode ser considerada útil nas mais diversas áreas, seja no atendimento online, no processo de recrutamento de pessoas e na contabilidade, para agilizar processos mais simples.

Um exemplo dessa utilização é demonstrado pela Receita Federal que, recentemente, começou testes para utilizar a inteligência artificial para acelerar o andamento de milhares de processos tributários à espera de julgamento na primeira instância administrativa.

Os testes feitos pela Receita Federal são o primeiro passo para que os computadores possam ler autos, alegações da defesa e, até mesmo, elaborar propostas de decisão. O objetivo da RF é reduzir o estoque de processos.

Este cenário mostra que esse tipo de tecnologia traz uma eficiência maior para trabalhos pequenos, mas ressalta que é necessário entender que a tecnologia não substitui, pelo menos por enquanto, o trabalho que é desempenhado pelo auditor. A inteligência artificial é apenas mais uma opção para auxiliar os processos de julgamento.

As empresas precisam ficar atentas


Mesmo com avanços e processos automatizados, muitas empresas - as que possuem um departamento de contabilidade e que lidam com um grande fluxo de dados -, devem ficar atentas a processos básicos que são essenciais para o bom funcionamento da empresa e que exigem um alto grau de compromisso.

Entre os inúmeros arquivos de contabilidade que são importantes e que devem ser conferidos para não existir nenhum tipo de erro, está o XML. O documento contém todas as informações que precisam estar na NFe, pois ele será entregue em obrigações como o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), entre outras, para o Governo.

A partir do momento que observamos a importância do XML, é necessário entender os principais dados que contemplam esse arquivo. Informações como a base de cálculo, valores dos produtos, fretes, seguros, PIS, IPI e Cofins, além de datas de emissão, saída/entrada e valor total, devem ser conferidos para que não haja nenhum tipo de erro, evitando problemas com o fisco e a Receita Federal.

Em uma pesquisa realizada pela Arquivei, com mais de 600 empresas, foi apurado que 63,3% das empresas recebem notas fiscais de entrada com algum tipo de erro, o que pode causar problemas Contábeis e Fiscais que poderiam ser evitados.

Por isso, ter um departamento contábil, fiscal e tributário organizado é essencial para conferir corretamente os códigos e cálculos tributários de notas fiscais. As empresas devem ficar atentas com esse tipo de inconsistência nos dados de suas notas fiscais, uma vez que o problema pode ser considerado como "nota fria", gerando uma desorganização no setor fiscal e, consequentemente problemas junto ao fisco.

Por isso, ter uma plataforma que ajude na organização, consulta e download de notas fiscais, é essencial para o bom funcionamento do departamento de contabilidade de uma empresa.

* Christian de Cico é engenheiro de produção com foco em otimização de processos e redução de custos, fundou o Arquivei inicialmente para resolver problemas contábeis e fiscais de sua construtora civil.

Fonte: SEVEN PR



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso