Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Final de ano: chance de colocar as finanças em dia

Final de ano: chance de colocar as finanças em dia

27/12/2011 Marcus Mingoni

Cerca de 78 milhões de brasileiros devem receber o pagamento do esperado 13º salário neste final de ano. Segundo estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), serão injetados R$ 118 bilhões na economia.

A pergunta que surge é: o que nós, trabalhadores assalariados, podemos, ou melhor, devemos fazer com essa quantia extra? A tentação de gastar rapidamente ou até antecipadamente é enorme. Inúmeras e atraentes opções de consumo, viagens e presentes nos assediam vorazmente. Aliado a esse cenário, no final do ano é comum bater aquele sentimento – que é justo, claro – de que trabalhamos duro o ano inteiro e merecemos alguma recompensa. Pronto, os ingredientes para a diabólica mistura estão reunidos. E se não pararmos para refletir e planejar nosso orçamento tendo em vista as inevitáveis contas extras do início do ano (IPVA, IPTU, material e uniforme escolar etc.), a tragédia está anunciada. A regra de ouro para quem pretende fazer um uso racional e planejado do 13º salário é saldar as eventuais dívidas, em especial com cartão de crédito e cheque especial.

Os juros praticados nessas modalidades de crédito são exorbitantes e devem ser quitados o quanto antes. Para os felizardos e disciplinados que estão sem dívidas, a prudência recomenda que os gastos sazonais do início do ano sejam considerados antes dos deleites natalinos. Em seguida, é sempre importante reservar uma parte para poupança. Aliás, separar uma parcela da renda (não somente do 13º) para investimentos deveria ser um hábito a ser perseguido com tenacidade. Uma dica interessante para quem gosta de dormir tranquilo, sem preocupação com contas atrasadas, juros e credores, é não incluir as rendas “extras” com 13º salário, férias e bônus no orçamento. Se estes recursos não estiverem comprometidos com as contas do dia a dia, podem ser úteis para projetos maiores, como a reforma da casa ou a troca do carro.

Outro aspecto importante nesta época do ano envolve os pais. O exemplo na hora de consumir falará mais alto que o discurso. De nada adiantará o sermão sobre as limitações orçamentárias e a necessidade de planejamento se na primeira ida ao Shopping Center os pais voltarem abarrotados de sacolas. Por fim, uma sugestão: que tal aplicarmos para nós mesmos aquela ideia de reflexão comportamental atrelada ao Natal: após uma breve seção introspectiva de autocrítica financeira, qual a conclusão? Para os que se comportaram bem durante o ano, gastando menos do que ganharam, é uma oportunidade sim de se permitir alguma extravagância e utilizar parte do 13º para se presentear ou fazer a esperada viagem. Já para os que se comportaram mal, ou seja, gastaram além do orçamento ao longo do ano, o 13º servirá para fins menos prazerosos, como quitar dívidas, mas será uma grande oportunidade de colocar as finanças em dia.

Marcus Mingoni* é Diretor de Operações da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado