Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Foco: o seu maior aliado

Foco: o seu maior aliado

03/05/2018 Eduardo Shinyashiki

Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado.

Foco: o seu maior aliado

Você já notou momentos em que quer muito algo, mas não consegue manter um nível de energia para concretizá-lo? E que, mesmo tendo certeza do objetivo, alcançá-lo parece um desafio de Hércules?

Todos nós temos alguma meta na vida, queremos alguma mudança, alcançar objetivos e conquistar sonhos. O que difere, então, aqueles que alcançam o que almejam, daqueles que simplesmente não conseguem o que querem? Muitas vezes, o diferencial de um para o outro é a capacidade de direcionar e manter o foco.

Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado, pois os seus resultados são frutos de onde você focaliza a lente da sua busca. Ter foco é ser capaz de concentrar a atenção em um determinado alvo, pensamento ou aspecto da realidade.

Porém, fique alerta, pois a maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades, interferências e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, utilizam toda a sua energia para dar atenção aos obstáculos e enfraquecem as suas ferramentas e competências pessoais para a conquista do propósito.

Lembre-se de que ao trocar o prisma do seu foco para a solução e os resultados, perceberá que ele se torna uma grande ferramenta e um instrumento essencial para você conseguir ter uma visão mais ampla daquilo que quer e, assim, desenhar melhor as ações que serão necessárias para alcançar exatamente aquilo que você deseja.

Além do que, manter em foco o alvo nos motiva a executar tarefas que podem não agradar no momento, mas que fazem parte da construção de algo maior. Por exemplo, posso estar estudando no momento, fazendo uma pós-graduação e isso pode ser cansativo, ocupando todo o meu tempo de descanso.

No entanto, se está claro qual o alvo maior a ser atingido, como ocupar um cargo melhor no trabalho e assim deixar minha família mais segura, isso me entusiasma e não me sufoca.

Como retomar o foco

Caso repare que o seu foco se perdeu durante o percurso, resgate-o. Essa é uma habilidade muito importante: saber retomar o foco quando disperso. Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia, uma meta, um sonho, um proposito.

São os nossos pés que nos levam à frente no caminhar pela vida, mas é a nossa mente que nos direciona e nos motiva. Desse modo, não perca o foco e nem deixe que o seu alvo fuja de vista, mantenha a atenção na sensação de “já estar vivendo o resultado” e, caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas, tenha humildade para pedir ajuda e retome o foco.

A mente humana é poderosíssima quando não se dispersa. Relembre as suas principais metas de vida e objetivos profissionais e analise se tem dedicado tempo e realmente direcionado seu foco e atenção em cada um deles. Que tal se doar e mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos?

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.

Fonte: Agência Nina



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: