Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Formação de gestores e professores: uma educação melhor

Formação de gestores e professores: uma educação melhor

24/11/2012 Ana Paula Barros de Paiva

Uma coisa é certa: para a escola continuar em pé, a formação de gestores é indispensável. Eles precisam ter visibilidade e potencial para estimular a criatividade e a busca de novas atividades dentro das escolas.

Para que isso suceda com eficácia, os professores precisarão ser estimulados a acreditar que uma determinada mudança é necessária. Isso, certamente, passa pela gestão competente de qualquer equipe de diretoria de uma unidade escolar.

O mundo e a sociedade mudaram, e nossos alunos também já não são mais os mesmos. A formação pode ocorrer continuamente na vida de várias pessoas, a todo o momento, mas elas terão que entender e aceitar a transformação que as informações vêm sofrendo ao longo do tempo. Diante das facilidades de acessos às mais diferenciadas fontes de informação, qualquer pessoa pode estar em constante desenvolvimento e mudança.

É também nesse ponto que projetos que pensem a formação de gestores e professores são ainda mais essenciais, pois é preciso que ambos se conscientizem de critérios essenciais na definição de quais fontes são ou não dignas de crédito. Está cada vez mais evidente a necessidade de ações positivas para a melhoria do trabalho, visando atender a nova demanda de alunos.

É fato comprovado que eles estão cada vez mais críticos e ativos dentro de nossas salas de aula. Gestores que visam à transformação precisam ser formados para adquirir maiores habilidades para pesquisar e buscar formas de apoiar o trabalho do professor. Nesse aspecto, cabe aos professores receber as ideias, dicas e sugestões, dedicando-se, de fato, a melhorar cada vez mais o trabalho com os alunos. Não é preciso dizer que o trabalho de um profissional da sala de aula não é jornada para qualquer um.

Ele precisa ter garra e coragem, pois será facilmente desafiado pelos alunos, os quais, ansiosos por encontrarem razão de frequentarem a escola, poderão abordá-lo com questionamentos que ele nem sempre saberá responder de imediato. Dedicando-se, contudo, esse mesmo professor certamente dará um jeito e levará a resposta aos seus alunos num momento posterior.

Uma boa formação poderá ajudá-lo nesse processo de inquestionável importância para a credibilidade da escola diante de seus alunos. Há vários caminhos para que a Educação se torne melhor a cada dia, e um deles se dá quando o professor se coloca no lugar dos alunos, e estes, por sua vez, o tratam com o devido respeito. Num relacionamento de reciprocidade como esse, ambas as partes identificam pontos que necessitam de mudança, o que pode impactar a todos da escola no processo de ensino-aprendizagem.

Mais uma vez, a formação de gestores e professores se mostra indispensável, dado que o aprendizado acontece por meio de relacionamentos. Para entender a Educação de hoje, muitos esforços são realizados diariamente. Diferentemente de tudo que já é falado, esqueça o passado e o futuro, veja a sua Sala de Aula hoje, com os alunos de agora.

Essa nova geração chega a todo o “vapor” na escola, e ela não pode se mostrar resistente e enfraquecida. Por isso, mesmo que sua escola não tenha grandes recursos tecnológicos, busque alternativas para utilizar melhor os materiais que hoje você tem em mãos, pois reclamar que não tem isso ou aquilo não resolverá problema algum. Lembre-se que, primeiro, é importante saber trabalhar com o que se tem, para então dar valor ao que se virá a ter.

O Brasil é rico nas mais diversas realidades, havendo escolas com poucos ou muitos recursos. Quando nos informamos (ou formamos) mais a fundo sobre a imensidão desse nosso amado país, encontramos grandes casos de sucesso, até então desconhecidos. Talvez isso ainda ocorra porque as pessoas não estão preparadas para tantos desenvolvimentos e avanços ao mesmo tempo.

A sociedade e o mundo cresceram de forma tão rápida que a Educação, infelizmente, não conseguiu acompanhar na mesma velocidade. Ainda hoje vemos escolas tentando se “proteger” em metodologias passadas. Hoje, em meio às muitas informações que são velozmente “espalhadas”, crianças e jovens aprendem em qualquer hora e lugar.

Nesse novo contexto, eles estão praticamente dando “O grito de socorro”, para que urgentemente a educação seja repensada, o que pode ocorrer por meio de criação de novas metodologias. Tudo isso abre espaço à formação, à inovação e à entrada integral das Novas Tecnologias, estas que proporcionam grandes possibilidades ao professor nas escolas brasileiras. Assim, mais uma vez a formação de gestores e professores se comprova como essencial, pois muitos ainda se sentem desafiados diante das novas tecnologias para a educação.

Para se ter ideia do desafio que as escolas enfrentam quando esse assunto é abordado, muitas ainda acreditam que as tecnologias são somente os equipamentos como computadores, notebooks, Tablets e/ ou Kinects. Não, a escola que quer realmente “socorrer” seus alunos e atendê-los em suas atuais necessidades pode ver suas metodologias serem otimizadas a partir do uso pedagógico de uma simples televisão com um DVD, por exemplo.

A partir de uma boa formação de gestores e professores, enfim, pode-se ter o início da tão almejada e urgente inovação da escola, que reconhece a importância de motivar seus alunos ao aprendizado com características mais afins à realidade deles.

* Ana Paula Barros de Paiva é Orientadora Educacional na área de Informática Educacional na empresa Planeta Educação.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes