Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gerenciamento de canais e o Corinthians: qual a relação?

Gerenciamento de canais e o Corinthians: qual a relação?

09/04/2013 Denis Tassitano

As recentes conquistas do Corinthians, especialmente no último ano, após uma mudança de mentalidade administrativa da sua cúpula, foram a cereja do bolo de um trabalho que rendeu frutos dentro e fora de campo.

Além dos títulos, o clube fortaleceu ainda mais sua marca, disparando na arrecadação de receitas. Mas analisando o time vitorioso e toda sua experiência, é possível extrair dez lições que, além de terem levado o Corinthians ao topo do mundo, podem ajudar os profissionais de canais a atingirem a excelência no gerenciamento de toda a rede de distribuição. Calcem as suas chuteiras e vamos para o jogo:

1. Tenha um elenco forte: da reserva para a fama, o goleiro Cássio assume a titularidade, tornando-se um dos protagonistas. Romarinho empata em plena La Bombonera e Jorge Henrique é taticamente perfeito contra o Chelsea. Canais fortes ajudam o fornecedor a evitar o desgaste no relacionamento, buscando trazer o seu resultado sempre das mesmas revendas. Trabalhe com o objetivo de quebrar a “maldição” da Regra de Pareto, desenvolva canais que tenham o potencial para substituir aqueles que frequentemente batem as metas.

2. Estude os seus rivais: Você sabe quantos pênaltis o meia Frank Lampard, cobrador oficial do Chelsea, bateu no canto esquerdo nas últimas 30 cobranças? Eles sabem! Além de olheiros que acompanham os adversários in loco, o clube conta com uma equipe de inteligência de mercado que levanta informações estatísticas. Independentemente do tamanho da sua empresa e/ou da sua experiência em programa de canais, mantenha-se atento às melhores práticas de mercado, até em outros segmentos.

3. Seja justo com o canal: sem protecionismo, com o professor Tite é assim: joga quem está bem no momento. O seu programa de canais deve favorecer quem está atuando segundo os critérios e metas estabelecidos. Seja claro em temas controversos como rodízio de leads e investimentos em comarketing.

4. Conquiste o comprometimento: “Eu acredito que a doação de todos os jogadores é o nosso diferencial. O foco é imenso, e isto é mérito do nosso treinador”, afirmou o atacante Émerson ao site oficial da Fifa antes do Mundial. Já tive o prazer de vivenciar canais que, independentemente de já terem atingindo a sua meta pessoal, colocaram o coração na ponta da chuteira para que eu atingisse o meu número. Entenda e esteja, você também, comprometido com o business do canal. É como eu costumo dizer para o meu filho Enzo, “é a lei da reciprocidade”.

5. O que importa são os três pontos: Empatite? Eterno 1 a 0? Tão batido quanto “o futebol é uma caixinha de surpresas” é a máxima esportiva que diz que “o que valem são os três pontos”. O profissional de canais precisa focar na eficiência da sua revenda, mais do que tentar ditar regras estéticas e pirotécnicas que, em que muitas vezes, estão mais aderentes a multinacionais do que ao dia-a-dia de quem está no front de batalha.

6. Conjugue o verbo no plural: Cássio, Ralf, Paulinho, Danilo, Emerson ou Guerrero? O discurso corinthiano fora dos gramados é comprovado dentro de campo, o conjunto é o grande protagonista. Deixe o seu ego de lado e saiba valorizar o canal. Agradeça, premie, reconheça, desde os diretores até a moça do café.

7. Confie na estratégia: Mesmo tendo perdido em menos de quatro meses os campeonatos Brasileiro, Libertadores e Paulistão, a comissão técnica e elenco alvinegros foram mantidos. Utilize este exemplo como lição e evite recomeçar sempre um novo programa de parcerias após trimestres fracos. Se a sua empresa estudou bem a estratégia de canais, persista antes de abandonar o que foi traçado. Estabilidade e clareza, também, são fatores para o sucesso.

8. Tenha um balanced scorecard da sua equipe: herói do Mundial, o atacante Guerrero foi contratado através do aplicativo italiano de scouts Wyscout. Avalie a performance, busque novos canais para a sua empresa, ou descredencie, se necessário, sempre baseado em indicadores objetivos.

9. Renovação x Revolução: mesmo após o título inédito da Libertadores, o Corinthians perdeu o zagueiro Leandro Castán, peça chave do sistema defensivo, e teve a chegada dos atacantes Guerrero e Martinez, sendo que o último deixou o clube no início deste ano, simultaneamente com a chegada de Alexandre Pato. Mantenha a sua espinha dorsal de canais, mas revigore a sua carteira sem virar tudo de cabeça pra baixo. Alto turn over e perda de histórico afetam, principalmente, o mercado de vendas consultivas.

10. Aprenda com os seus jogadores: Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como Tite, também é reconhecido pela célebre frase “Fala Muito”, que gerou até camiseta licenciada. Pare de falar, deixe o conforto do seu escritório e vá visitar e ouvir um pouco o que os seus canais têm a dizer. Dedique um dia por mês, no mínimo, para trabalhar direto de algum revendedor. Peça uma mesa, almoce com a equipe, traga o staff para o seu lado, conheça mais o dia-a-dia e o que afeta, tanto da maneira positiva quanto negativa, o desempenho da sua força de vendas.

*Denis Tassitano, diretor comercial e de marketing da JExperts, empresa desenvolvedora de soluções de software e serviços destinados à melhoria das práticas de gestão nas empresas.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado