Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gestão humanizada

Gestão humanizada

16/05/2012 Marcus Abdo Hadade

A disputa por verdadeiros talentos está cada vez mais acirrada no mercado de trabalho e este é um dos motivos pelo qual investir em uma gestão humanizada é uma tendência a ser seguida por muitas empresas.

Profissionalizar a área de Recursos Humanos, que até alguns anos atrás era tido como um setor essencialmente operacional na estrutura da organização, é um eficaz método para reter os bons profissionais da chamada geração “Y”. Entender efetivamente as necessidades e expectativas dos colaboradores é primordial.

Por exemplo, nem sempre a melhor forma de atrair talentos é somente oferecer salários compatíveis ou acima da média de mercado. Práticas simples como flexibilidade, programa de recompensas, apoio na formação e desenvolvimento de profissionais, em sua maioria, funcionam muito bem. Na Arizona, desde janeiro de 2011, a área de RH é chamada de “Gente e Gestão”. Gente, porque o que mais valorizamos são as pessoas.

São elas que fazem a nossa entrega ser excelente e o nosso cliente se sentir único, garantindo o crescimento e liderança da companhia no segmento. E Gestão, porque a melhor forma deste desenvolvimento acontecer é de maneira estruturada e sustentável, por meio da gestão dos processos e dos negócios.

A área está diretamente ligada à presidência, pois acreditamos que esta estrutura não só cria proximidade do board executivo com todas as pessoas, como permite que o presidente atue como um verdadeiro guardião dos nossos valores. Além disso, realizamos periodicamente práticas de liderança como programa de coaching para gerentes e avaliação de competências.

Como sócio-fundador de uma empresa que está sempre inovando e investe na gestão humanizada, acredito que um dos maiores desafios no mercado em geral é perpetuar a missão e cultura da companhia. Levando em consideração que os profissionais passam a maior parte do seu tempo no local de trabalho, é imprescindível que haja a valorização das pessoas e que as empresas criem mecanismos para que os colaboradores se sintam felizes e motivados.

Ao longo da minha experiência constatei que este modelo de gestão faz toda a diferença.

* Marcus Abdo Hadade é sócio-fundador e diretor de desenvolvimento de negócios da Arizona (empresa que oferece serviços e soluções integradas de comunicação).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves