Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gestão humanizada

Gestão humanizada

16/05/2012 Marcus Abdo Hadade

A disputa por verdadeiros talentos está cada vez mais acirrada no mercado de trabalho e este é um dos motivos pelo qual investir em uma gestão humanizada é uma tendência a ser seguida por muitas empresas.

Profissionalizar a área de Recursos Humanos, que até alguns anos atrás era tido como um setor essencialmente operacional na estrutura da organização, é um eficaz método para reter os bons profissionais da chamada geração “Y”. Entender efetivamente as necessidades e expectativas dos colaboradores é primordial.

Por exemplo, nem sempre a melhor forma de atrair talentos é somente oferecer salários compatíveis ou acima da média de mercado. Práticas simples como flexibilidade, programa de recompensas, apoio na formação e desenvolvimento de profissionais, em sua maioria, funcionam muito bem. Na Arizona, desde janeiro de 2011, a área de RH é chamada de “Gente e Gestão”. Gente, porque o que mais valorizamos são as pessoas.

São elas que fazem a nossa entrega ser excelente e o nosso cliente se sentir único, garantindo o crescimento e liderança da companhia no segmento. E Gestão, porque a melhor forma deste desenvolvimento acontecer é de maneira estruturada e sustentável, por meio da gestão dos processos e dos negócios.

A área está diretamente ligada à presidência, pois acreditamos que esta estrutura não só cria proximidade do board executivo com todas as pessoas, como permite que o presidente atue como um verdadeiro guardião dos nossos valores. Além disso, realizamos periodicamente práticas de liderança como programa de coaching para gerentes e avaliação de competências.

Como sócio-fundador de uma empresa que está sempre inovando e investe na gestão humanizada, acredito que um dos maiores desafios no mercado em geral é perpetuar a missão e cultura da companhia. Levando em consideração que os profissionais passam a maior parte do seu tempo no local de trabalho, é imprescindível que haja a valorização das pessoas e que as empresas criem mecanismos para que os colaboradores se sintam felizes e motivados.

Ao longo da minha experiência constatei que este modelo de gestão faz toda a diferença.

* Marcus Abdo Hadade é sócio-fundador e diretor de desenvolvimento de negócios da Arizona (empresa que oferece serviços e soluções integradas de comunicação).



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves