Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gol contra o meio ambiente

Gol contra o meio ambiente

05/07/2010 Fernando Coelho Correia

Enquanto a sociedade brasileira volta sua atenção aos jogos da Copa, uma Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados pretende aprovar, no dia 06 do corrente, o relatório e emenda substitutiva global apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que incorpora e encampa os interesses do agronegócio.

Esta Comissão é composta na sua maioria por deputados ruralistas e tem o objetivo de apreciar 11 projetos de lei que visam alterar a legislação ambiental.

O referido substitutivo global é polêmico por apresentar medidas menos protetivas ao meio ambiente, dentre as quais destaca-se: redução da faixa mínima de proteção às margens de rio de 30 para 7 metros; autorização para os estados fixarem limites e parâmetros menos protetivos aos já estabelecidos na legislação federal; revogação do Código Florestal brasileiro;  e concessão de  anistia a quem desmatou ilegalmente áreas ambientalmente protegidas.

Ressalte-se que o substitutivo global de Aldo Rebelo, se aprovado, permitirá o uso e a ocupação em áreas de vulnerabilidade socioambiental: com declividade acentuada; topos de morros; e montes e montanhas. Permitirá, também, que os municípios estabeleçam suas regras de uso e ocupação do solo liberando, tanto na área urbana como rural, a ocupação de áreas vulneráveis a deslizamentos.

Setores da sociedade civil ligados à agricultura familiar, como o MST, Via Campesina e Comissão Pastoral da Terra têm se manifestado contra a emenda, por entenderem que a medida visa aos interesses do agronegócio e que causará forte impacto no patrimônio florestal e na biodiversidade brasileira, cuja manutenção e uso racional é imprescindível para a subsistência e fixação da agricultura familiar no campo.

Diante desse quadro, foi aprovada na 4ª Conferência Nacional das Cidades, moção contrária as referidas alterações e reclamando maior discussão sobre tão relevante tema.

* Fernando Coelho Correia, Advogado (Direito Urbanístico e Ambiental) - Delegado na 4ª Conferência Nacional das Cidades



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves