Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Governo anuncia que “mobile payment” está chegando

Governo anuncia que “mobile payment” está chegando

01/11/2012 João Moretti

O Brasil está em um bom momento econômico e conseguindo diminuir as desigualdades sociais. Sabemos que ainda há muito para melhorar, mas podemos perceber que em alguns aspectos estamos no caminho certo.

A tecnologia é um bom exemplo disso. Grande parte da população possui celular e acesso a internet. Acredito que investir em tecnologia é um grande passo para obter bons resultados no futuro. O Banco Central anunciou o projeto de implantação de sistema de pagamentos móveis recentemente. Espera-se que o projeto seja enviado para aprovação no Congresso ainda em 2012.

Através deste sistema será possível pagar contas, fazer compras e realizar transferências bancárias. E o projeto também prevê que favorecidos pelo Bolsa Família e pelo INSS recebam o benefício por este meio. O objetivo é inserir no sistema financeiro pessoas que ainda não possuem conta em banco e também de baixa renda e que moram em locais afastados.

Mas certamente todas as classes sociais serão beneficiadas, porque a redução de custos com operações bancárias é uma das prioridades do projeto. Durante o evento em que foi feito o anúncio do projeto, alguns dados interessantes foram divulgados. Números do Banco Central apontam que 57% da população das classes A e B pagam suas contas em espécie.

Este número sobe para 75% na classe C e chega a 86% nas classes D e E. Outra informação que também deve ser levada em consideração quando falamos de inclusão é que, segundo afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, atualmente, existem no Brasil 280 milhões de linhas de celulares habilitadas, mas apenas 120 milhões possuem conta em banco.

Podemos perceber que com o projeto do governo facilitará a vida de todos e não só dos menos favorecidos. O mobile payment já vem sendo estudado há algum tempo e agora está bem perto de se tornar realidade. Mas não é só o governo que deve discutir o tema, as empresas também precisam e devem se preparar para esta novidade. Assim como hoje as máquinas para pagamento com cartões de débito e crédito estão até nas feiras de bairro, em breve, o pagamento por meios móveis também será popular. Esta forma de pagamento já é muito utilizada em outros países.

Um levantamento da Juniper Research mostra que o volume de transações globais por mobile payment deve ultrapassar US$ 1,3 trilhão até 2017. O estudo também aponta que a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis será responsável por 30% do varejo eletrônico nos próximos cinco anos. Em outros setores percebemos que o uso de novas tecnologias acontece cada vez mais rápido.

O primeiro computador pessoal foi lançado em 1981 e só se tornou realmente popular no final da década de 90. Já o primeiro tablet da Apple foi lançado em 2010 e menos de dois anos depois já é um aparelho popular que vende milhões por ano. E o mesmo acontece com a internet e as redes sociais. Tudo está evoluindo com rapidez e as pessoas estão sempre interessadas no que há de novo e prontas para conhecer, aprovar (ou não) e tornarem a novidade parte da sua rotina.

O mobile payment facilitará muito a vida das pessoas. Afinal, ninguém quer perder tempo na fila do banco ou da lotérica. Com certeza, esta nova forma de pagamento fará muito sucesso por aqui. A previsão é que isso entre em vigor em 2013. Vamos aguardar mais um pouco então.

João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves