Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Hidratação do corpo merece atenção especial

Hidratação do corpo merece atenção especial

10/03/2018 Dr. Pedro Rubens Pereira Junior

O calor excessivo provoca o aumento da transpiração, o que pode resultar na perda de água e minerais

Hidratação do corpo merece atenção especial

Em época de temperatura elevada na maior parte do país, as pessoas precisam ficar atentas aos cuidados com a saúde, principalmente com a hidratação do corpo. Isso porque o calor excessivo provoca o aumento da transpiração, o que pode resultar na perda de água e minerais e, consequentemente, causar sintomas como cansaço, dor de cabeça, desregulação do trânsito intestinal e tonturas.

Para evitar esse problema, é essencial consumir água, pois essa é a melhor maneira de combater a desidratação, além de ser essencial em todos os processos metabólicos vitais do organismo. O líquido é o grande responsável por manter o corpo em equilíbrio, digerir e absorver os alimentos, diminuir a densidade do sangue, minimizar o inchaço, regular a temperatura corporal, reduzir infecções e desintoxicar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter o corpo saudável, uma pessoa adulta deve beber entre oito e dez copos de água por dia (aproximadamente 2 litros), enquanto as crianças devem ingerir de quatro a seis copos. Nos dias mais quentes, porém, deve-se aumentar a ingestão. Quando falamos em hidratação, bebidas como os sucos de frutas - que, além de possuir água em sua composição, fornecem também diversos nutrientes ao organismo - são ótimas opções.

Outra que merece destaque é a água de coco, pois conta com composição semelhante à de líquidos corporais, contribuindo também para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração. Nesse caso, a única ressalva é para as pessoas hipertensas e com deficiência renal, que precisam consumir com cautela, pois a bebida possui sódio entre seus nutrientes.

Para aqueles que praticam atividades físicas, a recomendação é apostar nas bebidas isotônicas, desenvolvidas para repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo suor, o que garante uma melhora no desempenho esportivo - o ideal é consumir ao término de uma atividade física de alta intensidade. Também é importante destacar que os atletas que consomem líquidos da maneira correta apresentam temperatura interna mais baixa e melhor frequência cardíaca.

Mesmo com a correria do dia a dia, a ingestão de líquidos não pode ser deixada de lado. Para facilitar, escolha uma bebida que agrade o seu paladar (água, suco ou um chá gelado), coloque em uma garrafa e leve a todos os lugares aonde for, seja carro, trabalho, academia e até mesmo os cômodos de casa. Essa é a melhor maneira de se manter hidratado e colaborar com a sua saúde.

* Dr. Pedro Rubens Pereira Junior é coordenador do pronto-atendimento adulto do HSANP, centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo.



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.