Portal O Debate
Grupo WhatsApp

HTML 5: ainda é o momento?

HTML 5: ainda é o momento?

19/11/2012 João Moretti

Quando falamos em desenvolvimento para web uma das primeiras linguagens na qual pensamos é o HyperText Markup Language, mais conhecido como HTML.

A última versão desta linguagem foi lançada em 2010 e, em princípio, imaginamos que o HTML 5 traria diversos recursos e inovação, e trouxe. Mas hoje, dois anos depois, deixa de atender muitas necessidades do mercado. Os dispositivos móveis estão (literalmente) por toda a parte.

A agência de pesquisa digital Flurry divulgou um estudo que mostra que o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com o maior número de dispositivos móveis com o iOS, da Apple, ou Android, do Google. Os dados mostram que a taxa de crescimento dos sistemas operacionais no país no período de 12 meses, compreendido entre julho de 2011 e o mesmo mês deste ano, foi de 220%.

Com o aumento do uso dos dispositivos móveis houve também um crescimento da demanda por aplicações para esses aparelhos. E, por consequência, há a necessidade de profissionais no setor. Recentemente, a Gartner listou três implicações que devemos ficar de olho nesta era pós-PC na qual estamos.

A primeira é sobre a importância de as empresas evoluírem rapidamente suas aplicações e as interfaces para uma abordagem multicanal; a segunda diz que os desenvolvedores precisam se readaptar, pois as aplicações focadas em dispositivos móveis vão substituir o desenvolvimento para desktops; e o último alerta que os projetos voltados para smartphones e tablets vão superar os projetos para PCs na razão de quatro para um até 2015.

Ou seja, dispositivos móveis e aplicações para estes aparelhos são o presente e o futuro. Este setor só tende a crescer e requer uma linguagem de desenvolvimento que atenda estas necessidades e é nesta hora que o HTML 5 deixa a desejar. Apesar de ser uma boa ferramenta para desenvolvimento de conteúdo multimídia, não é a mais indicada para o desenvolvimento mobile corporativo.

Digo isso porque falta aderência de alguns recursos nativos nos browsers das plataformas móveis. As aplicações desenvolvidas com HTML 5 não permitem o uso off-line de maneira robusta, o que é muito importante. Podemos exemplificar com as soluções utilizadas pelas empresas para o gerenciamento força de trabalho. O técnico que vai atender uma solicitação, precisa manter sincronizado o banco de dados no cartão de memória, precisa capturar uma foto, acessar outros dispositivos, ter serviços em background para monitoramento.

Como ele fará para resolver isso? Utilizando uma solução nativa mais algumas funcionalidades em HTML 5. O HTML 5 é uma linguagem multiplataforma, o que cria uma expectativa de escrever um código compatível com todas as plataformas. É claro que todas as tecnologias têm suas restrições, mas no momento atual não podemos pensar em uma linguagem sem aderência total das features nas principais plataformas móveis.

A questão da usabilidade ainda é fortemente depende de framework de terceiros que nem sempre mantém a identidade e as características da plataforma e o desempenho fica a desejar (inclusive o próprio Facebook trocou recentemente HTML 5 por código nativo), as limitações para armazenamento local de dados e os desafios de sincronização. A atualização que resultou no HTML 5 foi necessária, mas não atende às necessidades que temos hoje.

Por isso, as empresas devem optar por uma linguagem que permita o desenvolvimento de aplicações nativas com algumas funcionalidades em HTML 5; que transmita dados através de qualquer plataforma móvel; que permita a utilização de diversos meios de comunicação, como cabos de conexão de celulares, infravermelho, bluetooth ou redes Wi-Fi; que faça o gerenciamento dos dispositivos, como nível de bateria, memória disponível; entre outros itens.

Os desenvolvedores também não pode esquecer que o desenvolvimento mobile está em alta e vale a pena investir neste nicho, já que a área está carente de bons profissionais. Para isso, o mais indicado é se especializar em linguagens mais modernas.

*João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves