Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Impeachment do Presidente – O Diabo se fantasia de Cristão para politicalha

Impeachment do Presidente – O Diabo se fantasia de Cristão para politicalha

28/01/2021 Bady Curi Neto

Atônito, estupefato, poderia dizer!

Li no site da G1 mais um pedido de impeachment do representante maior da nação, Jair Messias Bolsonaro, desta vez assinado, segundo o título da reportagem, por líderes religiosos.

Como de corriqueira sabença, o título da manchete panfletaria vende mais do que seu conteúdo, já que a maioria da população não se ocupa com a leitura completa do artigo, acreditando ser a legenda o retrato de toda a temática.

Segundo o documento de impedimento protocolado, “a motivação principal deste pedido está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir e conter os impactos da pandemia de Covid-19” nos dizeres da pastora Romi Bencke, representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

Sem pretender tecer maiores comentários, por simples consulta ao site do Ministério da Economia, pode-se citar algumas medidas no combate a pandemia, a saber:

29/12/2020 - Camex prorroga tarifa zero para importação de remédios e insumos contra Covid-19 Abrangência da medida foi estendida até 30 de junho de 2021, a fim de aumentar a oferta e reduzir custos de bens destinados a combater a pandemia.

31/12/2020 - Pronampe concede crédito a 517 mil empresas Programa liberou mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos que garantiram recursos fundamentais para apoiar os pequenos negócios e salvar empregos durante a pandemia da Covid-19.

06/01/2020 - Camex reduz o Imposto de Importação e suspende antidumping para auxiliar nos esforços de combate à Covid-19 Com a nova redução, sobe para 303 o número de produtos com tarifa zerada até 30 de junho de 2021.

15/01/2020 - Camex amplia reduções tarifárias e suspende antidumping para intensificar combate à Covid Medidas foram aprovadas em reunião extraordinária do Gecex e passam a valer a partir deste sábado (16/01).

19/01/2020 - INSS suspende missões dos PREVBarcos no Amazonas Medida é preventiva devido ao agravamento da pandemia na região.

20/01/2020 - INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefício por falta da prova de vida. Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março deste ano.

Governo zera Imposto de Importação de pneus para transporte de cargas Alíquota que era de 16% será reduzida para ajudar a diminuir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

23/01/2020 - Confaz autoriza isenções de ICMS para o Amazonas, estados e o Distrito Federal. Objetivo da medida é auxiliar no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Poder-se-ia citar outras séries de medidas adotadas pelo Governo federal, tais como edições de Medida Provisórias, liberação de recursos, flexibilização da lei de licitação para importação de insumos para as vacinas etc., mas nada adiantaria.

A verdade é que quando a discussão deixa de ser a respeito do enfrentamento da pandemia e, utiliza-se do vírus para debates políticos/partidário, da oposição contra a governo, a razão foge ao bom senso, sobrando apenas as vítimas da covid-19 como palco da maléfica politicalha.

O aumento de contaminação e o colapso da rede hospitalar não ocorreu apenas no Brasil, países europeus (Itália, Portugal, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, entre outros) também estão sofrendo com a pandemia do Covid-19, com novos surtos e crise hospitalar.

Voltando à malfadada petição de impeachment do Presidente, percebe-se, como água cristalina, por alguns de seus autores seu verdadeiro viés político.

Assinam o pedido do impedimento; Mulheres contra Bolsonaro – Movimento Fé e Política RS – Cristãos contra o Fascismo – Centro Nacional de Fé e Política Don Helder Câmara – Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Aliança Negros e Negras Evangélicos do Brasil.

As escusas da pandemia, o diabo se fantasia de Cristão para fazer política.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.