Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Impeachment do Presidente – O Diabo se fantasia de Cristão para politicalha

Impeachment do Presidente – O Diabo se fantasia de Cristão para politicalha

28/01/2021 Bady Curi Neto

Atônito, estupefato, poderia dizer!

Li no site da G1 mais um pedido de impeachment do representante maior da nação, Jair Messias Bolsonaro, desta vez assinado, segundo o título da reportagem, por líderes religiosos.

Como de corriqueira sabença, o título da manchete panfletaria vende mais do que seu conteúdo, já que a maioria da população não se ocupa com a leitura completa do artigo, acreditando ser a legenda o retrato de toda a temática.

Segundo o documento de impedimento protocolado, “a motivação principal deste pedido está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir e conter os impactos da pandemia de Covid-19” nos dizeres da pastora Romi Bencke, representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

Sem pretender tecer maiores comentários, por simples consulta ao site do Ministério da Economia, pode-se citar algumas medidas no combate a pandemia, a saber:

29/12/2020 - Camex prorroga tarifa zero para importação de remédios e insumos contra Covid-19 Abrangência da medida foi estendida até 30 de junho de 2021, a fim de aumentar a oferta e reduzir custos de bens destinados a combater a pandemia.

31/12/2020 - Pronampe concede crédito a 517 mil empresas Programa liberou mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos que garantiram recursos fundamentais para apoiar os pequenos negócios e salvar empregos durante a pandemia da Covid-19.

06/01/2020 - Camex reduz o Imposto de Importação e suspende antidumping para auxiliar nos esforços de combate à Covid-19 Com a nova redução, sobe para 303 o número de produtos com tarifa zerada até 30 de junho de 2021.

15/01/2020 - Camex amplia reduções tarifárias e suspende antidumping para intensificar combate à Covid Medidas foram aprovadas em reunião extraordinária do Gecex e passam a valer a partir deste sábado (16/01).

19/01/2020 - INSS suspende missões dos PREVBarcos no Amazonas Medida é preventiva devido ao agravamento da pandemia na região.

20/01/2020 - INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefício por falta da prova de vida. Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março deste ano.

Governo zera Imposto de Importação de pneus para transporte de cargas Alíquota que era de 16% será reduzida para ajudar a diminuir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

23/01/2020 - Confaz autoriza isenções de ICMS para o Amazonas, estados e o Distrito Federal. Objetivo da medida é auxiliar no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Poder-se-ia citar outras séries de medidas adotadas pelo Governo federal, tais como edições de Medida Provisórias, liberação de recursos, flexibilização da lei de licitação para importação de insumos para as vacinas etc., mas nada adiantaria.

A verdade é que quando a discussão deixa de ser a respeito do enfrentamento da pandemia e, utiliza-se do vírus para debates políticos/partidário, da oposição contra a governo, a razão foge ao bom senso, sobrando apenas as vítimas da covid-19 como palco da maléfica politicalha.

O aumento de contaminação e o colapso da rede hospitalar não ocorreu apenas no Brasil, países europeus (Itália, Portugal, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, entre outros) também estão sofrendo com a pandemia do Covid-19, com novos surtos e crise hospitalar.

Voltando à malfadada petição de impeachment do Presidente, percebe-se, como água cristalina, por alguns de seus autores seu verdadeiro viés político.

Assinam o pedido do impedimento; Mulheres contra Bolsonaro – Movimento Fé e Política RS – Cristãos contra o Fascismo – Centro Nacional de Fé e Política Don Helder Câmara – Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Aliança Negros e Negras Evangélicos do Brasil.

As escusas da pandemia, o diabo se fantasia de Cristão para fazer política.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques