Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

23/05/2017 Bady Curi Neto

Mais uma vez atônitos, os brasileiros assistiram o vazamento de uma nova etapa da Operação Lava Jato

Segundo a delação premiada dos donos da JBS, havia envolvimento de um Senador, um Procurador da República e do presidente Michel Temer. Segundo noticiado pela imprensa, o Senador teria solicitado ao proprietário da JBS o importe de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para pagar honorários de um advogado, o que não fora efetivado.

Já o presidente Michel Temer teria conhecimento de valores pagos a Eduardo Cunha, ex-presidentes da Câmara, e Lucio Funaro, presos na Operação Lava Jato em Curitiba, para comprarem os seus respectivos silêncios, o que pode ser caracterizado, em tese, como obstrução a justiça.

Evidente que o escândalo envolvendo o presidente do PSDB e o mandatário maior da nação, apesar de ter que ser melhor apurado, certo que o processo se encontra na fase embrionária de investigação, traz consigo um abalo na base aliada do governo e o agravamento na economia, já tendo o dólar disparado e a bolsa de valor despencada.

Ao tomarem conhecimento destes fatos, em verdadeira “incontinência verbal”, congressista do PT, antes de saberem da íntegra dos depoimentos dos colaboradores - o vazamento só referia a Temer e Aécio - foram para a tribuna pedindo impeachment do Presidente, voltando a falar no golpe contra a Dilma e etc. Pareciam felizes com os fatos narrados.

Esqueceram que Lula, expoente maior do Partido dos Trabalhadores, ostenta a condição não só de investigado, mas de réu em cinco processos, acusado formalmente pelo Ministério Público de obstrução da justiça, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.

Os simpatizantes do ex-presidente, que sempre desqualificaram as delações premiadas, acusavam a mídia de perseguição, firmavam que vazamentos de textos dos depoimentos dos colaboradores eram seletivos, com a precípua intenção de condenar Lula, em verdadeira teoria da conspiração, agora tomam os vazamentos com verdade absoluta.

Segundo Lula e seus correligionários; Delcidio Amaral, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Léo Pinheiro, Pedro Barusco, Nestor Cerveró, Marcelo Odebrecht, Emilio Odebrecht, João e Mônica Santana, apenas para citar alguns colaboradores, mentiram em seus depoimentos a Justiça, apenas, e tão somente apenas, a verdade irrefutável são os trechos vazados dos colaboradores e donos do grupo JBS.

Ocorreu que, após o vazamento parcial, o Ministro Fachin autorizou que os vídeos dos depoimentos dos colaboradores da JBS se tornassem públicos, sendo dito por eles que Dilma e Lula receberam juntos U$ 150.000,00 (cento e cinquenta milhões de dólares) em conta aberta no exterior para fazer frente às suas despesas e a de suas campanhas eleitorais.

Não se pretende fazer aqui a defesa de Michel Temer ou outro político envolvido com quaisquer desvios de conduta, certo que se existem suspeitas, há de serem investigadas, independente de quem quer que seja, seu cargo ou a cor de seu partido.

O que se pretende e se deseja é que haja um mínimo de coerência da oposição e que sejam esclarecidos com a rapidez necessária de todos os fatos.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves