Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

23/05/2017 Bady Curi Neto

Mais uma vez atônitos, os brasileiros assistiram o vazamento de uma nova etapa da Operação Lava Jato

Segundo a delação premiada dos donos da JBS, havia envolvimento de um Senador, um Procurador da República e do presidente Michel Temer. Segundo noticiado pela imprensa, o Senador teria solicitado ao proprietário da JBS o importe de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para pagar honorários de um advogado, o que não fora efetivado.

Já o presidente Michel Temer teria conhecimento de valores pagos a Eduardo Cunha, ex-presidentes da Câmara, e Lucio Funaro, presos na Operação Lava Jato em Curitiba, para comprarem os seus respectivos silêncios, o que pode ser caracterizado, em tese, como obstrução a justiça.

Evidente que o escândalo envolvendo o presidente do PSDB e o mandatário maior da nação, apesar de ter que ser melhor apurado, certo que o processo se encontra na fase embrionária de investigação, traz consigo um abalo na base aliada do governo e o agravamento na economia, já tendo o dólar disparado e a bolsa de valor despencada.

Ao tomarem conhecimento destes fatos, em verdadeira “incontinência verbal”, congressista do PT, antes de saberem da íntegra dos depoimentos dos colaboradores - o vazamento só referia a Temer e Aécio - foram para a tribuna pedindo impeachment do Presidente, voltando a falar no golpe contra a Dilma e etc. Pareciam felizes com os fatos narrados.

Esqueceram que Lula, expoente maior do Partido dos Trabalhadores, ostenta a condição não só de investigado, mas de réu em cinco processos, acusado formalmente pelo Ministério Público de obstrução da justiça, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.

Os simpatizantes do ex-presidente, que sempre desqualificaram as delações premiadas, acusavam a mídia de perseguição, firmavam que vazamentos de textos dos depoimentos dos colaboradores eram seletivos, com a precípua intenção de condenar Lula, em verdadeira teoria da conspiração, agora tomam os vazamentos com verdade absoluta.

Segundo Lula e seus correligionários; Delcidio Amaral, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Léo Pinheiro, Pedro Barusco, Nestor Cerveró, Marcelo Odebrecht, Emilio Odebrecht, João e Mônica Santana, apenas para citar alguns colaboradores, mentiram em seus depoimentos a Justiça, apenas, e tão somente apenas, a verdade irrefutável são os trechos vazados dos colaboradores e donos do grupo JBS.

Ocorreu que, após o vazamento parcial, o Ministro Fachin autorizou que os vídeos dos depoimentos dos colaboradores da JBS se tornassem públicos, sendo dito por eles que Dilma e Lula receberam juntos U$ 150.000,00 (cento e cinquenta milhões de dólares) em conta aberta no exterior para fazer frente às suas despesas e a de suas campanhas eleitorais.

Não se pretende fazer aqui a defesa de Michel Temer ou outro político envolvido com quaisquer desvios de conduta, certo que se existem suspeitas, há de serem investigadas, independente de quem quer que seja, seu cargo ou a cor de seu partido.

O que se pretende e se deseja é que haja um mínimo de coerência da oposição e que sejam esclarecidos com a rapidez necessária de todos os fatos.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.