Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Informalidade empreendedora é Liberdade

Informalidade empreendedora é Liberdade

09/08/2014 Carla Pereira

Uma empresa é um filho, que você projeta, sonha, idealiza e, se tudo der certo, acaba nascendo, te dando muito orgulho e bons frutos ao longo do tempo.

Se há algo neste mundo que me deixa com sangue nos olhos é o empreendedorismo. Interagir, conversar, trocar experiência e observar gente que tem um negócio é fascinante, sempre há o que aprender e é desafiador perceber o quanto uma mesma ação pode ter um resultado totalmente oposto em seguimentos diferentes.

Se fizerdes um exercício mental fechando os olhos e imaginando um cenário empreendedor, o que verás? Um espaço físico com paredes, teto e tudo muito convencional? Mas bem sabemos que um empreendimento pode ser bem mais informal e que algumas pessoas nem sabem que estão empreendendo. Eu sucumbi a um convite antigo de um amigo, para visitar um famoso local da capital gaúcha, conhecido por ser frequentado predominantemente por pessoas de esquerda e com visual mais alternativo.

Confesso que quando recebi este mesmo relato junto ao convite eu senti um pré-conceito, relutei por semanas até aceita-lo. Que bobinha! Eu adorei o lugar. Por quê? Ora, lá havia um mar de gente livre, de fato predominantemente com conceito político e econômico ainda inadequado, mas em suma todos subvertendo ao mesmo Estado que tanto defendem. E eu senti o sangue nos olhos naquele ambiente como descrito no primeiro parágrafo e, pasme, eu não fumei.

Ali vi dezenas de empreendedores, pessoas vendendo cachaça e cerveja artesanal, deliciosa por sinal, pizza vegana, bolinhos, entre outras coisas que vocês podem imaginar. O objetivo daquelas pessoas é o mesmo de qualquer empreendedor convencional, o mais pragmático e capitalista objetivo que se pode ter: ganhar dinheiro. Mas será que eles têm consciência de que envolvendo o Estado diretamente em seu negócio, ou seja, regulamentando, estariam reduzindo drasticamente seu lucro; burocratizando o comércio ou até mesmo impossibilitando totalmente de ser realizado?

A resposta é óbvia, sim eles têm consciência! Tanto que não o fazem. E aí chegamos a outro ponto fundamental na mudança de pensamento que estamos buscando, por que em sã consciência alguém insiste em defender algo que subverte? Essa resposta eu não tenho, mas espero que consigamos responder e solucionar este problema em breve. Nota da autora: nunca, nem sob tortura eu escreveria o endereço desse local maravilhoso em um texto público, não seria cúmplice do Estado ao desfazer um antro de empreendedorismo informal.

*Carla Pereira é Biomédica e Especialista do Instituto Liberal.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves