Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ingestão de álcool e câncer

Ingestão de álcool e câncer

13/08/2013 Leandro Ramos

A ingestão de álcool tem sido utilizada pelos seres humanos desde épocas remotas.

Durante todo este período, o consumo de bebidas alcoólicas tem se mostrado um paradoxo.

O seu uso responsável está relacionado a fins medicinais, religiosos e festivos. Porém, quando ingerido em excesso, as consequências individuais e coletivas podem ser catastróficas. O abuso do álcool é a terceira causa de morte evitável, atrás apenas do tabagismo e da obesidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que para evitar problemas com o álcool, o consumo aceitável seria de até 30g de álcool/dia para homens e até 20g de álcool/dia para mulheres. Cada 10g de álcool equivale a 300 ml de cerveja, ou 120 ml de vinho, ou 30 ml de bebida destilada. Estes indivíduos que consomem esta quantidade são considerados bebedores moderados de álcool. Porém, este conceito não leva em consideração importantes diferenças individuais: metabolismo, vulnerabilidade genética e estilo de vida.

Estas características podem levar a uma maior ou menor intoxicação pelo álcool. De acordo com Castelnuovo (ArchIntern Med. 2006), a dose de 6 g de álcool/dia está relacionada com a redução da mortalidade geral em homens e mulheres. Crianças e adolescentes não devem consumir bebidas alcoólicas. Em algumas situações de risco à saúde, adultos também devem seguir esta orientação: mulheres grávidas, indivíduos com história pessoal ou familiar de etilismo, portadores de doenças hepáticas ou pancreáticas, entre outras.

A ingestão excessiva de bebida alcoólica além de deteriorar a vida social e familiar do indivíduo, causa inúmeras doenças, dentre elas o câncer. Câncer de mama: um importante estudo publicado por Chen (JAMA 2011) analisou a relação entre o álcool e o câncer de mama em mais de 100 mil mulheres. Os dados evidenciaram que o consumo de 10 g de álcool/dia aumenta em 10% o risco do surgimento deste câncer durante a vida da mulher. Câncer gastrointestinais: vários tumores desta localidade estão relacionados com a ingestão alcoólica.

Um estudo europeu coordenado por Schutze (BMJ 2011) que analisou mais de 350 mil pessoas, mostrou aumento do risco em até 44% para o surgimento das neoplasias do esôfago e estômago, aumento de 33% no risco do câncer originário do fígado e 17% de aumento no risco do câncer de intestino grosso. Câncer de boca e pescoço: o risco de câncer nesta região está intimamente relacionado ao consumo de álcool. Um recente estudo coordenado por Bagnardi (Ann Oncol 2013), mostrou que mesmo quantidades pequenas de álcool consumidas diariamente, aumentam o risco de câncer da orofaringe.

A associação entre cigarro e álcool aumenta ainda mais o risco de câncer, quando estes são usados isoladamente (IntEpidemiol. 1991). Estabelecer a relação entre quantidade ingerida de álcool e a sua consequência para a saúde tem sido um desafio para toda a comunidade científica. Diante de tantas variáveis, devemos ficar atentos para que o consumo de bebidas alcóolicas não seja causa de sofrimento para quem dela faz uso ou para a sociedade.

* Leandro Ramos, oncologista da Oncomed BH.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves