Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Instrução Normativa da Receita Federal

Instrução Normativa da Receita Federal

14/09/2011 Carolina Zimmer

Há mais de cinco anos o contribuinte espera por um posicionamento oficial da Receita Federal acerca do benefício fiscal de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (P&D), instituído pela Lei 11.196/2005, a famosa “Lei do Bem”.

Entre outros incentivos, a Lei 11.196/2005 prevê a redução da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as empresas que investem em inovação tecnológica de seus produtos e processos produtivos, o que gera economia direta na hora de recolher esses tributos.

Levando-se em consideração que o governo federal não possui know-how nem estrutura organizacional para dar apoio direto às empresas brasileiras que investem no aprimoramento tecnológico, acabou por fazê-lo por meio da renúncia fiscal, o que torna a manobra governamental bastante inteligente, pois além do apoio financeiro, proporcionou liberdade de ação aos empresários interessados.

Contudo, entre todos os benefícios fiscais já conferidos ao contribuinte, o incentivo de P&D tem sido o que mais trouxe insegurança jurídica. Isso porque, apesar de regulamentado pelo Decreto 5.798/2008, o incentivo é auto-aplicável, ou seja, não exige maior burocracia como autorização prévia dos órgãos fiscalizadores para sua fruição e, principalmente, porque não houve manifestação da Receita Federal sobre o assunto, nos seus cinco anos de vigência, o que veio a acontecer somente no dia 30/08/2011, por meio da publicação da Instrução Normativa 1.187/2011.

Importante ressaltar que no ano de 2009, conforme relatório do Ministério da Ciência e Tecnologia, 542 empresas se beneficiaram da medida, em contraponto às 130 que aproveitaram o incentivo no ano de 2006, ou seja, houve um crescimento exponencial, mesmo diante da possibilidade de uma autuação fiscal.

Em que pese a Receita Federal ter finalmente publicado seu entendimento sobre o tema, a Instrução Normativa 1.187/2011 apresenta diversas ilegalidades, sobre as quais poderá o contribuinte insurgir-se. Entre elas, a referida instrução restringiu o benefício instituído pela lei ao não considerar os gastos com remuneração indireta dos pesquisadores e funcionários dedicados à P&D, assim como todos os dispêndios efetuados com serviços auxiliares, tais como - gestão administrativa e financeira, segurança, limpeza, manutenção, aluguel e refeitórios - relacionados ao departamento de pesquisa, como despesas passíveis de ser computadas no cálculo do incentivo.

A empresa que contratar outra pessoa jurídica para executar o projeto de P&D por encomenda, não poderá aproveitar esses gastos, exceto se contratar com universidades, instituições de ensino, pesquisadores independentes ou mesmo micro-empresas e empresas de pequeno porte, restrição inexistente até a publicação desta medida.

Além disso, alguns assuntos de suma importância sequer foram explorados pela instrução normativa. A título de exemplo, a questão sobre a necessidade de controle dos pagamentos e dispêndios em contas contábeis específicas, que vem gerando muita polêmica no meio fiscal-contábil, sequer foi regulamentado, tendo a Receita Federal apenas reproduzido o texto da lei.

Por outro lado, alguns assuntos pontuais sobre a aplicação do benefício, foram, pelo menos, abordados na instrução. Questões como o cômputo ou não dos encargos de amortização e de depreciação na base de cálculo do benefício e também sobre o que considerar como incremento do número de pesquisadores para aumento do percentual de utilização, foram abordadas na medida.

Diante desta instrução, que deixou muito a desejar, só resta ao contribuinte apresentar a sua inconformidade em eventual autuação futura ou questionar a legalidade da medida na esfera judicial.

* Carolina Zimmer é advogada da área tributária do escritório Peixoto e Cury Advogados.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado