Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Irlanda muda regras para intercâmbio

Irlanda muda regras para intercâmbio

28/01/2015 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

Muitos estudantes ao começar a trabalhar, deixavam de frequentar as aulas.

A Irlanda é um país que atrai muitos intercambistas. As belezas naturais, escolas de qualidade, facilidade de visto e permissão de trabalho levam estudantes de várias nacionalidades, inclusive muitos brasileiros, para a famosa ilha esmeralda.

Com o aumento de estudantes estrangeiros trabalhando no país, a fiscalização foi se tornando cada vez mais complicada de se exercer, sendo muitas vezes quase impossível controlar se a quantidade de horas que o estudante estava trabalhando ultrapassava o limite do permitido. Ao mesmo tempo, muitos estudantes ao começar a trabalhar, deixavam de frequentar as aulas.

Com salas vazias, as escolas recebiam mais alunos do que a capacidade, já que grande parte deles não ia às aulas e estava matriculado apenas para conseguir o visto. Com tudo isso, a qualidade das escolas foi caindo e a Irlanda viu a sua fama de país de alta qualidade de ensino, ir se perdendo. Foi então que o governo decidiu criar novas regras para imigração. A primeira seria a de fechar todas as escolas que não tivessem o selo Acels, que é um órgão que regulamenta as escolas e só aprova quem se encaixa em diversas exigências.

Foi lançada uma lista provisória, em dezembro de 2014, com a promessa de que uma nova lista sairia no começo de janeiro. A data foi prorrogada para 21 de janeiro, mas essa exigência foi cancelada devido a uma ação movida pelas escolas que não possuem creditação. Isso significa que, por enquanto, mesmo as escolas que não possuem a certificação poderão continuar recebendo alunos estrangeiros. Então o que mudou? Até agora, apenas a regra do período de trabalho.

Antes, os alunos com visto de estudante de um ano na Irlanda podiam trabalhar 20 horas semanais durante o período de curso (part time) e 40 horas semanais durante o período de férias (full time). Era o chamado ano acadêmico, onde 25 semanas eram de curso e 25 semanas de férias. Já agora, o aluno só poderá trabalhar 40 horas semanais nos meses de férias irlandesas (maio, junho, julho, agosto e durante o recesso de final de ano, 15 de dezembro a 15 de janeiro). Assim, o governo terá mais controle.

Muitas outras mudanças podem vir mas, no momento, as únicas mudanças reais são nas regras dos períodos de trabalho. Para quem vai embarcar para a Irlanda nos próximos meses, o melhor conselho é procurar uma agência séria, com consultores educacionais qualificados que possam indicar colégios de qualidade e dar todo o suporte necessário em qualquer situação.

* Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins