Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Legislação garante benefícios para pacientes renais crônicos

Legislação garante benefícios para pacientes renais crônicos

01/01/2014 MayconTruppel Machado

A Constituição Federal, a Lei maior de nosso país, assegura que “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Esta frase significa que todos, acometidos de qualquer doença, têm direito a tratamento.

Consultar seu prontuário médico no momento que desejar, ter acesso às despesas do tratamento ou então exigir que o hospital informe a origem do sangue utilizado nas transfusões são alguns exemplos de direitos dos pacientes, que muitos desconhecem.

Ao todo são 35 garantias que médicos e hospitais devem levar em conta para preservar a ética em sua conduta profissional e a saúde dos pacientes. O problema é que, apesar de asseguradas por lei, essas normas são quase sempre desconhecidas. Além de conhecer esses direitos, na Fundação Pró-Rim temos o compromisso de informar nossos pacientes sobre cada um deles.

A Insuficiência Renal Crônica é uma enfermidade que destrói progressivamente a função dos rins, quando chega ao estágio avançado. Para sobreviver, os pacientes necessitam de diálise, um tratamento que, na maioria dos casos, tornam o paciente dependente de seus familiares.

Além dos problemas financeiros e psicológicos durante a hemodiálise, é muito comum surgir doenças secundárias como: anemia, enfraquecimento dos ossos, diabetes, hepatite, náuseas, tremores, embolia, câimbra, vômitos, febres e hipertensão. E conviver com tudo isso leva o paciente a ter uma vida precária. Fácil de imaginar que realizar o tratamento três vezes por semana, quatro horas por sessão, é extremamente desgastante.

Muitos dos pacientes renais desconhecem, mas a Constituição Federal garante tratamento e medicamento gratuitos através do SUS e a Legislação Brasileira confere benefícios e direitos especiais aos portadores de doenças consideradas graves, dentre elas a Nefropatia. Entre benefícios oferecidos estão a isenção do Imposto de Renda, isenção do IPI na compra de veículo Zero Km, isenção de carência para concessão do auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

E ainda, saque do FGTS e quitação do financiamento habitacional pelo seguro, isenção do IOF e IPVA em alguns Estados, como São Paulo. A garantia de um tratamento completo é direito de todos. Se soubermos quais são nossos direitos e fizermos valer tudo o que a Constituição garante, não há dúvidas que a saúde no Brasil será muito melhor e para todos os cidadãos.

MayconTruppel Machado é advogado (OAB-SC 15.911) e Diretor de Recursos Humanos da Fundação Pró-Rim, maior entidade filantrópica do Brasil na área de nefrologia.



Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


Oppenheimer e Prometeu

Quando eu saí do cinema após ter visto “Oppenheimer” a primeira vez, falei para meu filho: “É Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Interferência política e a desvalorização da Petrobras

Recentemente, o presidente Lula chamou o mercado de voraz por causa das quedas no valor das ações da Petrobras equivalentes a aproximadamente 60 bilhões de reais.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins