Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Legislação garante benefícios para pacientes renais crônicos

Legislação garante benefícios para pacientes renais crônicos

01/01/2014 MayconTruppel Machado

A Constituição Federal, a Lei maior de nosso país, assegura que “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Esta frase significa que todos, acometidos de qualquer doença, têm direito a tratamento.

Consultar seu prontuário médico no momento que desejar, ter acesso às despesas do tratamento ou então exigir que o hospital informe a origem do sangue utilizado nas transfusões são alguns exemplos de direitos dos pacientes, que muitos desconhecem.

Ao todo são 35 garantias que médicos e hospitais devem levar em conta para preservar a ética em sua conduta profissional e a saúde dos pacientes. O problema é que, apesar de asseguradas por lei, essas normas são quase sempre desconhecidas. Além de conhecer esses direitos, na Fundação Pró-Rim temos o compromisso de informar nossos pacientes sobre cada um deles.

A Insuficiência Renal Crônica é uma enfermidade que destrói progressivamente a função dos rins, quando chega ao estágio avançado. Para sobreviver, os pacientes necessitam de diálise, um tratamento que, na maioria dos casos, tornam o paciente dependente de seus familiares.

Além dos problemas financeiros e psicológicos durante a hemodiálise, é muito comum surgir doenças secundárias como: anemia, enfraquecimento dos ossos, diabetes, hepatite, náuseas, tremores, embolia, câimbra, vômitos, febres e hipertensão. E conviver com tudo isso leva o paciente a ter uma vida precária. Fácil de imaginar que realizar o tratamento três vezes por semana, quatro horas por sessão, é extremamente desgastante.

Muitos dos pacientes renais desconhecem, mas a Constituição Federal garante tratamento e medicamento gratuitos através do SUS e a Legislação Brasileira confere benefícios e direitos especiais aos portadores de doenças consideradas graves, dentre elas a Nefropatia. Entre benefícios oferecidos estão a isenção do Imposto de Renda, isenção do IPI na compra de veículo Zero Km, isenção de carência para concessão do auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

E ainda, saque do FGTS e quitação do financiamento habitacional pelo seguro, isenção do IOF e IPVA em alguns Estados, como São Paulo. A garantia de um tratamento completo é direito de todos. Se soubermos quais são nossos direitos e fizermos valer tudo o que a Constituição garante, não há dúvidas que a saúde no Brasil será muito melhor e para todos os cidadãos.

MayconTruppel Machado é advogado (OAB-SC 15.911) e Diretor de Recursos Humanos da Fundação Pró-Rim, maior entidade filantrópica do Brasil na área de nefrologia.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli