Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberdade Liberal

Liberdade Liberal

13/10/2014 Kim Kataguiri

Liberdade é uma palavra muito utilizada e, quase sempre, com um sentido muito positivo. Por isso, muitos vestem a bandeira da liberdade para defender as mais diversas causas.

Por um lado, podemos concluir que, se temos tantas pessoas que lutam e prezam por esta dita liberdade, devemos, então, ser livres. Por outro, se a liberdade já é uma realidade concreta, por que ainda temos tantos grupos lutando por ela? Talvez seja porque esses grupos não lutem realmente pelo o que a liberdade verdadeiramente é. Peguemos o Brasil como exemplo. Você pode se considerar livre agora, mas talvez mude de opinião uma vez que reflita sobre perguntas concretas.

Alguém que é obrigado a dar 40% dos frutos de seu trabalho para ganhar nada - ou quase nada - em troca pode ser considerado uma pessoa livre?Alguém que seja impedido de produzir bens para a sociedade por conta de uma barreira burocrática é livre? Liberdade é não poder realizar trocas voluntárias? Um indivíduo que quer ingressar na política, mas não consegue por conta de uma série de imposições estatais é um indivíduo livre? Um pai que não pode educar seu filho da maneira que desejar é um pai livre? Pois é, talvez você não seja tão livre quanto pensa.

O Estado brasileiro é gigantesco e interfere em quase todas as esferas da sociedade. Em outras palavras, o governo constantemente mete o bedelho onde não é chamado. Desde o que você compra até o que você faz na sua própria casa, tudo tem de obedecer à uma série de imposições estatais. Você pode querer vender um produto, e alguém pode querer comprar este produto, mas, se vocês não obedecerem as regras, serão considerados criminosos e serão punidos pelo Estado, mesmo não havendo vítima.

Você não pode dar um puxão de orelha no seu filho porque o Estado diz que você não pode. Seu filho também não poderá assistir propagandas infantis porque este mesmo Estado não acha saudável. Você não tem saúde, educação ou segurança garantidos pelo Estado, ainda assim, tem que pagar 40% de tudo o que produz para sustentar uma estrutura que está lá para atrapalhar, entre outras coisas, o seu trabalho. E se você quiser fundar um partido político para unir pessoas que pensam como você e só querem serem deixadas em paz, pode ter certeza que o Estado estará lá para garantir que você tenha o máximo de dificuldades. Se você não é livre e os partidos que estão não só no poder, mas também na oposição não defendem a liberdade, o que fazer para ao menos se aproximar deste ideal inalcançável?

A minha resposta é curta, simples e faz jus ao próprio nome: liberalismo. Mas o que é o liberalismo? Antes de tudo, devemos separar liberalismo econômico de liberalismo político. Basicamente, liberalismo econômico significa pagar baixos impostos, ser livre para empreender com facilidade e poder escolher entre um amplo leque de opções de produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Mercado este do qual todos nós fazemos parte: eu, você, a velhinha da mercearia, o pipoqueiro da praça e até mesmo aquela criança que gasta toda sua mesada em balas, diferente do Estado que é regido por meia dúzia de burocratas que, muitas vezes, consideram-se iluminados o suficiente para decidir por você o que você mesmo deve consumir.

Já o liberalismo político basicamente consiste em poder votar, poder se candidatar, plena liberdade de expressão, liberdade para se opor ao governo, ou seja, significa defender uma democracia consistente. Isso tudo parece bem agradável na teoria, mas, e na prática? Convido você, caro leitor, a fazer um agradável exercício mental: suponha que você possa escolher entre dois grupos de países, um grupo A e outro B. O grupo que você escolher será aquele em cujos países você poderá morar durante o tempo que quiser.

Os países do grupo A são: Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Canadá e Chile. Os países do grupo B são: Irã, Venezuela, Zimbábue, Cuba e Coreia do Norte. Provavelmente você escolheu a lista A, afinal, são países que servem de exemplo para o mundo todo em questões como saúde, educação, PIB per capita, etc. Mas qual é a diferença crucial entre os países da lista A e os países da lista B? Se você "chutou" liberalismo, acertou. Os países da lista A estão entre os mais liberais do mundo, já os da lista B estão entre os mais fechados.

Portanto, o liberalismo não é só uma teoria bonitinha com propostas interessantes. É algo que funciona, e funciona muito bem. É exatamente disso que precisamos no Brasil: liberalismo político e liberalismo econômico. Apenas seremos livres quando pudermos realizar as trocas que desejarmos, da maneira que desejarmos e sem termos que sustentar toda uma rede de burocratas que utiliza dinheiro como papel-higiênico. Apenas seremos livres quando pudermos educar nossos filhos da maneira que quisermos e nosso acesso à política for amplo e facilitado. Liberdade significa livre mercado e liberdades individuais garantidas. Se você preza pela liberdade, você preza pelo liberalismo.

*Kim Kataguiri é Acadêmico de Ciência Humanas da UFABC, vlogueiro (youtube.com/tharryify) e Especialista do Instituto Liberal.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes