Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lições de gestão que não se aprendem na faculdade

Lições de gestão que não se aprendem na faculdade

09/09/2014 Eduardo Ferraz

Basicamente, existem dois grandes tipos de conhecimento que podemos assimilar para fazer uma boa gestão na empresa: o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.

O conhecimento explícito tem relação com conceitos teóricos e é aprendido desde a alfabetização até a faculdade ou pós-graduações, bem como em treinamentos técnicos, e está sistematizado, seja em livros, teses acadêmicas ou manuais de instruções. Para simplificar, seria como fazer um bolo usando uma receita que já foi testada e funcionou bem milhares de vezes.

O conhecimento tácito é o saber como fazer e está relacionado às habilidades que se adquirem com a experiência prática. Esse conhecimento é aquele que nos permite andar de bicicleta de olhos fechados, falar ao telefone e navegar na internet ao mesmo tempo ou preparar um bolo sem usar receita.

É um tipo de conhecimento que só se aprende fazendo e não há como transformá-lo em manuais de treinamento. Aprende-se muita teoria interessante no ensino tradicional, mas o que realmente faz a diferença são as lições que o gestor só aprende na base da tentativa e erro, ou seja, aqueles conhecimentos que só a vida ensina. Vamos a alguns exemplos:

1- Identificar mentiras – Não existe manual técnico capaz de ensinar a alguém como perceber quando um indivíduo mente. Entretanto, há pessoas que identificam sinais não verbais que só elas percebem.

2- Quando desistir – Só depois de muitos anos de vivência prática o gestor aprende a hora certa de parar. Quem já perdeu muitas vezes costuma aprender da pior maneira, mas jamais esquece.

3- Contratar bem– Por mais que se siga um ótimo roteiro teórico, a experiência, que muitos chamam de intuição, faz enorme diferença na hora selecionar as pessoas que darão certo em sua empresa.

4- Mediar conflitos – Existem excelentes cursos de negociação, mas nenhum ensina o “timing” exato de como desarmar ou evitar conflitos graves.

5- Começar um novo negócio – Os riscos de empreender são muito altos e quem já fracassou e acertou muitas vezes tem uma chance de sucesso bem maior que os meramente teóricos.

*Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli