Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lula preso e governando?

Lula preso e governando?

09/10/2017 Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisa de intensão de voto para presidente mostra que Lula lidera em todos os cenários.

O Instituto Datafolha publicou pesquisa de intenção de voto para presidente da República, a primeira após a condenação em primeira instância de Lula, mostrando que ele lidera em todos os cenários.

Expressei em carta que os números mostram a força do ex-presidente, apesar de não ser possível uma avaliação mais detalhada por região, faixa etária e de renda. Impedido de concorrer, seus votos, hoje, vão majoritariamente para brancos e nulos, e não para outro candidato, mesmo dentro do PT.

Sua rejeição vem em queda, ao contrário da dos concorrentes diretos. Essa pesquisa pode não funcionar como previsão eleitoral, mas é um excelente termômetro social do momento. No dia seguinte, foi divulgado um resultado complementar, mostrando que 54% dos entrevistados responderam sim quando perguntados se o ex-presidente deveria ser preso, contrapondo-se com os 40% dos que responderam não.

Além da especulação sobre o propósito de serem divulgados dois resultados aparentemente conflitantes em momentos distintos e com ênfases que caracterizam posições políticas institucionais, houve muita ironia em comentários de redes sociais e sites de notícia.

A contestação foi que os resultados do Datafolha mostram uma maioria que pretende eleger Lula presidente ao mesmo tempo em que quer vê-lo atrás das grades. Porém, não se trata do mesmo voto ou do mesmo eleitor. Nas simulações de segundo turno, a soma das intenções e preferências indica que cerca de 20% dos eleitores não vota em nenhum candidato ou não sabe ainda em quem votar.

Quando a pergunta foi sobre se Lula deve ou não ser preso, a porcentagem dos sem opinião é de apenas 5%, o que justifica a aparente contradição. Cerca de 15% dos eleitores não possuem candidato, mas têm convicção da culpa de Lula.

Os números fecham, é claro, dentro da margem de erro, mostrando que há menos indecisos quanto ao processo judicial do que em relação ao processo político-eleitoral. Assumindo que não houve direcionamento na pesquisa feita e a seriedade com que um instituto como o Datafolha segue seus protocolos e amostragem, esse é um dado muito expressivo.

Seriam mais de 20 milhões de pessoas, considerando a base de cerca de 145 milhões de eleitores atuais, que apostam na Justiça e não na política, como se uma fosse independente da outra. À medida que os números absolutos ficam menores, cresce sua incerteza face aos “dois pontos porcentuais de erro, para cima ou para baixo” da pesquisa realizada.

Não há – pelo menos no que foi divulgado e publicado – informações sobre a distribuição desses 15%, mas é de se supor que correspondam a uma faixa muito incomodada com a política como um todo, tipicamente de status social maior, tanto em relação a escolaridade e renda, quanto à posição geo-socioetnográfica que ocupa, termo este concebido como o lugar onde habita e de onde vê a sociedade, combinado com o enfrentamento de obstáculos para chegar onde está.

Por outro lado, a pesquisa apenas reafirma a dicotomia que vem se consolidando no país desde as eleições de 2014, com pequenas flutuações de lado a lado. Com a aproximação do pleito real, a evolução da economia e as consequências de julgamentos o quadro todo pode mudar.

* Adilson Roberto Gonçalves é pesquisador do IPBEN-Unesp de Rio Claro.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli