Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marcas de um passado ainda presente

Marcas de um passado ainda presente

12/04/2024 Paula Toyneti Benalia

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Eu não sei você, mas eu tenho lembranças de momentos muito felizes e de outros bem tristes de quando era apenas uma criança. E esses acontecimentos ficaram marcados na minha memória.

Isso não é invenção. Aquelas lembranças que você tem meio borradas, mas que despertam sentimentos fortes, estão aí dentro em algum lugar.

O bebê na barriga da mãe escuta as vozes de quem fala com ele e as reconhece ao nascer – esse é o poder que, nós, adultos, temos com os pequenos, sejam nossos filhos, parentes próximos, cuidadores ou educadores.

As experiências boas ou ruins vão influenciar nosso comportamento ao longo da vida. Os traumas de infância afetam os relacionamentos na vida adulta e, o que nos ensinam na tenra idade, será o que nos molda no futuro. E nesse espaço de tempo os traumas podem marcar toda a existência.

Eventos traumáticos presenciados na juventude tem impacto na sua saúde mental, emocional e física. Muitas vezes, vão precisar de tempo, tratamento e ajuda psicológica para superar esses episódios.

O adulto é reflexo da criança que foi um dia, afinal, um trauma não fica só na infância, é carregado por longos anos, às vezes, permanece para sempre.

Os efeitos devastadores deste impacto aparecem em forma de pesadelos, dificuldade para dormir, facilidade ou dificuldade para chorar, comportamentos agressivos, isolamento social, crises de pânico, falta de apetite, compulsão alimentar, medo intenso, entre outros.

Podemos livrar nossas crianças dos traumas? Nem sempre, mas podemos não os negligenciar e buscar ajuda de profissionais qualificados é fundamental nesse processo.

Se você se identificou com alguns desses problemas, procure auxílio de um profissional e não deixe que o presente se confunda com o passado.

* Paula Toyneti Benalia é formada em psicologia, empreendedora e escritora, entre suas obras está a trilogia Deusas de Londres.

Para mais informações sobre saúde mental clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques