Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing Direto em tempos de FESTAS!

Marketing Direto em tempos de FESTAS!

15/12/2010 Douglas Carvalho

Como o comércio de um modo geral sabe, as vendas em épocas Natalinas equivalem em até 4 vezes a média de vendas dos outros meses do ano. 

Ou seja, as vendas nas lojas acontecem de uma forma ou de outra, sem muito esforço dos donos dos estabelecimentos. Todo mundo, indiferente de sua Classe Social e condições financeiras, compra um “Presente” para alguém nessa época do ano.

Além desse período, o mês de Janeiro é outro período de intenso movimento, pois além das (possíveis) trocas de presentes recebidos em Dezembro, existem as famosas LIQUIDAÇÕES.
Com o quadro acima, vocês devem estar se perguntando: Os donos das empresas devem se preparar para essa época do ano e aumento natural da demanda, certo? ERRADO.
Por motivos que até hoje desconhecemos, esses empresários não se preocupam em FIDELIZAR os seus clientes nessa (e às vezes em outra) época do ano, aproveitando a presença (por inércia até) dos mesmos em suas respectivas lojas.
Lembrando: Esse cliente poderá retornar em datas como Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados ... das Crianças ... e até mesmo em Aniversários de seus parentes, amigos ... namoradas ... etc.
Se esses clientes forem bem atendidos, se tiverem um tratamento adequado, uma empatia com o vendedor (que mesmo sabendo que ao sair um cliente, outro entrará) e com a simpatia dos profissionais que ficam no Caixa, com certeza o ciclo acima será refeito.
E o Marketing Direto com isso?
Simples, se os vendedores das lojas perguntarem aos seus clientes se estes moram na região, se eles têm filhos, qual suas profissões, se são mais “casual” ou mais “social” ...etc, vão criar uma proximidade com esses clientes com mais reciprocidade e vão, com certeza,  fazer com que suas próximas abordagens sejam feitas com muito mais eficácia.
Se interagir bem com o cliente criando uma relação de confiança (diferente de alguns profissionais que ainda acreditam na famosa “empurra-terapia”), o vendedor poderá enviar um E-mail marketing, um SMS ou até mesmo uma Mala-direta, informando para a sua CARTEIRA DE CLIENTES que a loja está com promoções imperdíveis, ou com novos produtos, ou até mesmo que abriu uma nova filial (e que esta é perto da onde o cliente trabalha).
Porém, uma ação de Marketing Direto é construída com iniciativas construtivas desde o primeiro contato com esse cliente, e não com ações mirabolantes, custosas, de “grande” impacto e criadas por empresários que vêem a concorrência vender cada vez mais.
As ações do dia a dia, tais como o cadastramento das pessoas corretamente, um simples sorriso, a simpatia no primeiro contato, a fidelização e principalmente o TREINAMENTO DO MATERIAL HUMANO, são atitudes muito mais simples, mais baratas e que terão muito mais impacto no longo prazo.
Criar ações mais diretas, mais focadas, mais segmentadas com quem realmente vai comprar os seus produtos, são recursos melhores do que fazer uma propaganda para todo mundo ver. Não é “todo mundo” que é ou pode se tornar seu cliente.
Não precisamos ter MBA, Pós-Graduações e Experiências para ter uma relação direta e eficaz com os nossos clientes. Se fizermos bem feito, nós estaremos fazendo um Marketing Direto que dará inveja aos melhores profissionais do mercado.
Boas festas!
* Douglas Carvalho, Gerente de Contas da ZipCode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves