Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

16/10/2023 Rodrigo Ladeira

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma pela qual os escritórios de advocacia se posicionam no mercado.

Antes, muitas vezes restritos a indicações de sua rede de relacionamento, essas instituições vêm se transformando e passaram a investir em estratégias mais robustas e estruturadas de marketing e desenvolvimento de negócios para ampliar sua visibilidade, prospectar novos clientes e fortalecer sua reputação.

Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a excelência na prestação de serviços jurídicos não é mais o único critério para garantir o sucesso, o marketing tem se tornado um importante diferencial nessa nova realidade.

Além do relacionamento pessoal e institucional, os escritórios passaram a utilizar um amplo portfólio de recursos, ferramentas e metodologias para fortalecer seu posicionamento.

Entretanto, o segredo para a maior efetividade está justamente na habilidade de combinar todos eles e na medida certa.

Independentemente da forma de abordagem escolhida, todas as ações devem estar orientadas à melhor experiência do cliente e na busca por ações cada vez mais personalizadas.

Essas ações requerem além de inteligência de mercado, conhecimento e sensibilidade sobre o cliente por parte dos sócios e de sua equipe de relacionamento.

Uma das estratégias mais adotadas é o marketing de conteúdo. Ele possibilita o corpo jurídico se posicionar em múltiplas plataformas a respeito de assuntos relevantes para a sociedade ao mesmo tempo que pode demonstrar sua habilidade e conhecimento específico, despertando interesse e gerando engajamento de clientes e prospects.

O posicionamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital, alavancados por técnicas de SEO e amplificado pelo correto uso de mídias sociais, possibilitam maior alcance, frequência e impacto na aproximação com o público-alvo.

Ações de relacionamento como patrocínios, reuniões e eventos, desde que também estejam pautadas pela relevância de conteúdo, complementam a aproximação da marca e a conexão mais próxima com seus clientes.

Disponibilidade de orçamento ajuda e muito, mas também não garante o sucesso. O profissional de marketing deve sempre buscar consistência entre o planejamento e os objetivos do escritório.

Além disso, o constante acompanhamento dos resultados é fundamental para as correções necessárias e consequentemente melhor retorno do investimento.

Vale lembrar que os escritórios devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantir que suas estratégias estejam em conformidade com o código de ética da profissão.

* Rodrigo Ladeira é diretor de marketing do Machado Meyer Advogados.

Para mais informações sobre marketing clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: RPMA Comunicação



Cotas na residência médica: igualdade x equidade

Um grande amigo médico, respeitado, professor, preceptor de Residentes Médicos (com letras maiúsculas), indignado com uma reportagem publicada, em periódico do jornal Estado de São Paulo, no dia 05 do corrente mês, enviou-me uma cópia, requestando que, após a leitura, tecesse os comentários opinativos.

Autor: Bady Curi Neto


O impacto das enchentes no RS para a balança comercial brasileira

Nas últimas semanas, o Brasil tem acompanhado com apreensão os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: André Barros


A força do voluntariado nas eleições

As eleições de 2022 contaram com mais de 1,8 milhão de mesários e mesárias, que trabalharam nos municípios de todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntários.

Autor: Wilson Pedroso


A força da colaboração municipal

Quando voltamos nossos olhares para os municípios brasileiros espalhados pelo país, notamos que as paisagens e as culturas são diversas, assim como as capacidades e a forma de funcionamento das redes de ensino, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.

Autor: Maíra Weber


As transformações universais que afetam a paz

Recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou projeto proposto pelo governo estadual paulista para a criação de escola cívico-militar.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.

Autor: Samuel Hanan


Coração de Stalker

Stalking vem do Inglês e significa Perseguição. Uma perseguição obsessiva, implacável, com envolvimento amoroso e uma tentativa perversa de controle.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Na crise, informação

“Na gestão da crise, é muito importante a informação.” Com esta sentença afirmativa, o governador do Rio Grande do Sul abriu sua participação no Roda Viva, da TV Cultura.

Autor: Glenda Cury


Hiperconectividade: desafio ou poder da geração Alpha?

Qual adulto diante de um enigma tecnológico não recorreu ao jovem mais próximo? Afinal, “eles já nasceram com o celular!”.

Autor: Jacqueline Vargas


Governar não é negar direitos para distribuir favores

Ao se referir a governos, o economista e escritor norte-americano Harry Browne (1917/1986) disse que o governo é bom em uma coisa.

Autor: Samuel Hanan


Roubos de credenciais desviam 15 milhões da União

Nos últimos dias, a imprensa noticiou o desvio de valores do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Ministério da Fazenda.

Autor: Diego Muniz


Escola cívico-militar, civismo e organização…

São Paulo teve o desprazer de assistir um grupo de jovens que se dizem secundaristas invadir o plenário da Assembleia Legislativa e parar a sessão com o propósito de impedir a votação do projeto, de autoria do governador, que institui a escola cívico-militar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves