Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

16/10/2023 Rodrigo Ladeira

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma pela qual os escritórios de advocacia se posicionam no mercado.

Antes, muitas vezes restritos a indicações de sua rede de relacionamento, essas instituições vêm se transformando e passaram a investir em estratégias mais robustas e estruturadas de marketing e desenvolvimento de negócios para ampliar sua visibilidade, prospectar novos clientes e fortalecer sua reputação.

Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a excelência na prestação de serviços jurídicos não é mais o único critério para garantir o sucesso, o marketing tem se tornado um importante diferencial nessa nova realidade.

Além do relacionamento pessoal e institucional, os escritórios passaram a utilizar um amplo portfólio de recursos, ferramentas e metodologias para fortalecer seu posicionamento.

Entretanto, o segredo para a maior efetividade está justamente na habilidade de combinar todos eles e na medida certa.

Independentemente da forma de abordagem escolhida, todas as ações devem estar orientadas à melhor experiência do cliente e na busca por ações cada vez mais personalizadas.

Essas ações requerem além de inteligência de mercado, conhecimento e sensibilidade sobre o cliente por parte dos sócios e de sua equipe de relacionamento.

Uma das estratégias mais adotadas é o marketing de conteúdo. Ele possibilita o corpo jurídico se posicionar em múltiplas plataformas a respeito de assuntos relevantes para a sociedade ao mesmo tempo que pode demonstrar sua habilidade e conhecimento específico, despertando interesse e gerando engajamento de clientes e prospects.

O posicionamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital, alavancados por técnicas de SEO e amplificado pelo correto uso de mídias sociais, possibilitam maior alcance, frequência e impacto na aproximação com o público-alvo.

Ações de relacionamento como patrocínios, reuniões e eventos, desde que também estejam pautadas pela relevância de conteúdo, complementam a aproximação da marca e a conexão mais próxima com seus clientes.

Disponibilidade de orçamento ajuda e muito, mas também não garante o sucesso. O profissional de marketing deve sempre buscar consistência entre o planejamento e os objetivos do escritório.

Além disso, o constante acompanhamento dos resultados é fundamental para as correções necessárias e consequentemente melhor retorno do investimento.

Vale lembrar que os escritórios devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantir que suas estratégias estejam em conformidade com o código de ética da profissão.

* Rodrigo Ladeira é diretor de marketing do Machado Meyer Advogados.

Para mais informações sobre marketing clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: RPMA Comunicação



O poder da conexão entre a empresa, seus colaboradores e consultores de venda

Muitos são os benefícios gerados a partir das convenções e dos encontros realizados pelas companhias a seus colaboradores, consultores de venda e parceiros.


Meu avô e sua consulta médica: a pinga ou a vida!

Nascido Adelerme Freilandes de Souza Villaflor, o meu avô, ao se casar, resolveu simplificar o seu nome para Adelerme Ferreira de Souza, mas era conhecido em Manga e redondezas como Seu Délio.


Dia da Advocacia Criminal: desafios, união, coragem e resistência

Nós, advogadas e advogados criminalistas, somos essenciais para o Estado Democrático de Direito na medida em que cumprimos a nossa legítima missão - com observância aos ditames da Constituição Federal - na defesa da cidadania e na busca pela concretização da justiça.


Limites ao STF e o fim da reeleição

A política e a administração pública brasileiras deverão passar por radical mudança nos próximos meses.


Você sabe o que é a síndrome do impostor?

Um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor.


Decisão controversa do STF sobre responsabilização da imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (29) que os veículos de imprensa podem ser responsabilizados por fala de seus entrevistados, quando houver indícios concretos de falsidade em relação a imputação ou quando o veículo deixar de observar o cuidado na verificação da veracidade dos fatos.


Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.