Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

16/10/2023 Rodrigo Ladeira

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma pela qual os escritórios de advocacia se posicionam no mercado.

Antes, muitas vezes restritos a indicações de sua rede de relacionamento, essas instituições vêm se transformando e passaram a investir em estratégias mais robustas e estruturadas de marketing e desenvolvimento de negócios para ampliar sua visibilidade, prospectar novos clientes e fortalecer sua reputação.

Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a excelência na prestação de serviços jurídicos não é mais o único critério para garantir o sucesso, o marketing tem se tornado um importante diferencial nessa nova realidade.

Além do relacionamento pessoal e institucional, os escritórios passaram a utilizar um amplo portfólio de recursos, ferramentas e metodologias para fortalecer seu posicionamento.

Entretanto, o segredo para a maior efetividade está justamente na habilidade de combinar todos eles e na medida certa.

Independentemente da forma de abordagem escolhida, todas as ações devem estar orientadas à melhor experiência do cliente e na busca por ações cada vez mais personalizadas.

Essas ações requerem além de inteligência de mercado, conhecimento e sensibilidade sobre o cliente por parte dos sócios e de sua equipe de relacionamento.

Uma das estratégias mais adotadas é o marketing de conteúdo. Ele possibilita o corpo jurídico se posicionar em múltiplas plataformas a respeito de assuntos relevantes para a sociedade ao mesmo tempo que pode demonstrar sua habilidade e conhecimento específico, despertando interesse e gerando engajamento de clientes e prospects.

O posicionamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital, alavancados por técnicas de SEO e amplificado pelo correto uso de mídias sociais, possibilitam maior alcance, frequência e impacto na aproximação com o público-alvo.

Ações de relacionamento como patrocínios, reuniões e eventos, desde que também estejam pautadas pela relevância de conteúdo, complementam a aproximação da marca e a conexão mais próxima com seus clientes.

Disponibilidade de orçamento ajuda e muito, mas também não garante o sucesso. O profissional de marketing deve sempre buscar consistência entre o planejamento e os objetivos do escritório.

Além disso, o constante acompanhamento dos resultados é fundamental para as correções necessárias e consequentemente melhor retorno do investimento.

Vale lembrar que os escritórios devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantir que suas estratégias estejam em conformidade com o código de ética da profissão.

* Rodrigo Ladeira é diretor de marketing do Machado Meyer Advogados.

Para mais informações sobre marketing clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: RPMA Comunicação



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch