Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Medidas simples melhoram a imagem da empresa

Medidas simples melhoram a imagem da empresa

15/03/2012 Cláudio Nasajon

Você sabia que o espaço físico que o seu funcionário ocupa na empresa influencia diretamente na produtividade dele?

Estou me referindo à mesa, à cadeira, ao computador, ao espaço... Sabe aquele papo de que nós passamos a maior parte do dia no trabalho? Pois é, aquele ambiente precisa ser aconchegante e familiar. Mesas pequenas demais, cadeiras desconfortáveis, salas muito quentes ou muito geladas certamente influenciam no desempenho do funcionário. Ele precisa se sentir quase em casa quando chega naquele espaço, para produzir mais e contribuir para um bom ambiente de trabalho.

Eu estive na sede da Google, na Califórnia, e voltei absolutamente embasbacado com o que vi. As pessoas simplesmente não querem sair da empresa porque é muito legal ficar lá. E na sua empresa? Como é o espaço de trabalho? Além de conforto neste ambiente onde passamos quase todo o dia, outras medidas simples podem ajudar na imagem positiva da empresa. Você sabia que colaboradores e familiares também são propagadores da sua marca?

É, provavelmente você deve saber, mas então lá vem a segunda pergunta: o que você está fazendo em relação a isso? Pequenos cuidados no dia a dia, como um agrado para os aniversariantes, uma surpresa para quem comemora muito tempo de empresa ou para quem volta de férias são pequenas ações que permitem que seus funcionários se sintam especiais e comentem essa sensação com os familiares. Outra ação interessante é distribuir para eles alguns dos brindes que são entregues em eventos.

Seus funcionários ficarão felizes e valorizarão esse gesto mais do que qualquer outra pessoa. É importante dedicar uma atenção para este público; afinal de contas, ninguém com mais credibilidade perante o cliente do que o próprio funcionário na hora de dar uma opinião sobre a empresa, não é?

* Claudio Nasajon é Presidente da Nasajon Sistemas - destaque entre as melhores empresas para se trabalhar pelas revistas Computerworld, Época, Guia Exame/Você S/A e ABRH-RJ; Presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro e Professor de Planejamento de Negócios na PUC-Rio.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins