Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Medo e insegurança: aprenda a enfrentá-los

Medo e insegurança: aprenda a enfrentá-los

29/06/2014 João Alexandre Borba

Todos já passaram por momentos em que esses sentimentos tomaram conta e, para que a vida continue de forma saudável, é preciso aprender a superá-los.

Medo é um sentimento comum, que pode ser definido como uma angústia ou inquietação antes de um perigo real ou imaginário. É importante que se compreenda que para que o medo apareça é necessário algo ou alguém que represente uma ameaça.É um sentimento natural e necessário ao homem - o problema começa quando ele causa sofrimento e prejudica a vida e a carreira da pessoa. Assim como o medo, a insegurança também é algo muito presente na vida as pessoas.

“Um exemplo clássico que acontece na vida profissional que é certa mistura desses dois sentimentos é quando você tem tudo na ponta da língua para a reunião, mas, na hora H, não consegue expor o que pensou. E o que acontece? Aquela sua grande idéia, acaba sendo sugerida por um colega e saudada por todos como a grande solução do problema. A reunião termina e você permanece ali, frustrado e sentindo-se mal. Por que você não falou?” expõe o psicólogo e coach Alexandre Borba.

A resposta não é nenhum mistério: você não falou porque estava inseguro de si, porque sentiu medo. “Vejo várias histórias de profissionais talentosos que perderam boas oportunidades na carreira devido a esse medo - assim como também existem os exemplos de pessoas que não são tão brilhantes assim, mas que por saberem administrar bem seus medos, alcançaram posições de destaque na sociedade”, exalta Borba. A questão que deve ser pensada é essa: sentir medo é normal, porém, o que diferencia uma pessoa das outras é a forma como ela administra esse sentimento.

“O problema é quando o medo é exagerado e traz consigo outros fatores como a insegurança, baixa auto-estima e depressão. É importante estar verificando se o que está acontecendo é realmente uma ameaça ou apenas uma fantasia”, diz. Para passar por cima desses medos e inseguranças existem atitudes que podem ser tomadas por todos. Uma delas é identificar as situações em que você se sente seguro de si e os seus pontos fortes. “De nada adianta focar apenas nos seus pontos fracos. Ao reconhecer o que existe de bom em si, você se permite ganhar mais confiança própria.

Pense no que tem feito bem, nas suas vitórias do passado e no que o deixa feliz consigo próprio – e deixe de lado o que os outros dizem e/ou pensam”, exalta Borba. Outras atitudes que devem ser tomadas para passar por cima de esses sentimentos é fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas sobre o que o aflige.

“As maiores inseguranças surgem quando a pessoa não sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas mais simples de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra parte”, comenta. Outra solução que Borba propõe é que você tenha um ponto de referência: uma pessoa a qual você se espelha e acha que sabe lidar bem com esses momentos. Por último, mas não menos importante, o especialista aconselha que você dê o primeiro passo – tenha coragem e enfrente o que lhe faz mal.

“Nessas horas, o primeiro passo é a parte mais difícil. Não existe uma fórmula exata para lidar com os medos e inseguranças, mas, força de vontade, autoanálise, treino e coragem são atitudes necessárias para passar por cima desses medos. Aprenda a não se proteger de si mesmo: enfrente as suas inseguranças com firmeza”, conclui o psicólogo.

*João Alexandre Borba é Master Coach Trainer e Psicólogo.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado