Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mesada deve ser levada a sério pelos pais

Mesada deve ser levada a sério pelos pais

06/07/2012

A mesada é um ótimo instrumento de educação financeira. Permite que as crianças e os jovens possam dispor de algum dinheiro para experimentar a liberdade e a responsabilidade que estão associados a isso.

Mas, como todo instrumento, deve ser acompanhado de orientações para uso, de “calibragem”, de acompanhamento. Inicialmente, ela é uma opção dos pais. Não há obrigatoriedade em pagá-la. Porém, se os pais concordam em fazê-la, se assumem esse compromisso com os filhos, então a partir desse instante ela passa a ser uma obrigação.

Um compromisso que deve ser levado a sério. A melhor época para começar a pagar mesada é quando as crianças começam a ser alfabetizadas. Nessa fase, elas já possuem melhor capacidade de compreensão, de relacionamento e alguma noção temporal. No começo, tudo parece festa.

E pode continuar assim nas primeiras semanas, até que a criança se acostume com o prazer de ter dinheiro à sua disposição. Aos poucos os pais devem passar orientações, dar dicas, ensinar o uso correto e, acima de tudo, devem acompanhar o uso por parte dos filhos - e é bom intervir quando há excessos.

É importante que a criança pense também em guardar, poupar uma parte, mas é essencial que ela aprenda a gastar, a usar seu dinheiro com responsabilidade e que aprenda noções sobre limites. Apesar da mesada, os pais não podem transferir aos filhos responsabilidades que são deles, dos pais. É preciso acompanhar, saber como o dinheiro está sendo gasto, descobrir os valores e as coisas importantes para os filhos, conhecer seus hábitos de consumo, seus planos de curtos e médios prazos.

É preciso que os pais tenham consciência da relevância dos exemplos, da importância do planejamento, que ajudem os filhos a aprender tanto com a escassez quanto com a fartura de recursos.  E também cumprir com seus compromissos, pois se os pais não seguirem os acordos, estarão passando uma mensagem – ainda que inconsciente – de que compromissos não precisam ser levados a sério.

Aliás, atrasos e adiantamentos só podem acontecer em casos excepcionais, com pagamento de juros em casos de atraso e cobrança de "desconto" em caso de adiantamentos. Isso ajuda a ensinar a importância da organização financeira e a demonstrar que o dinheiro tem custo no tempo. Desrespeitando previamente o combinado, os pais podem até perder credibilidade diante dos filhos, principalmente nas questões financeiras.

É como se alguém pudesse simplesmente deixar de pagar as contas em dia impunemente. Contas, prestações, compromissos financeiros em geral, devem ser pagos em dia. Sempre! Inclusive a mesada.

* Álvaro Modernell é especialista em educação financeira e previdenciária, palestrante, autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira, além de sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto