Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Métricas para o marketing

Métricas para o marketing

04/06/2015 Bruno Guerra

Nunca foi segredo que vender mais é o objetivo e o maior desejo das organizações e do mercado em geral.

E nos últimos anos, a atenção, a criatividade e principalmente a capacidade de trabalhar sob pressão transformaram-se em virtudes essenciais para os líderes de marketing, não só pelo aumento da exigência dos consumidores como também dos executivos do board das empresas.

Neste cenário, em que a demanda por retornos mensuráveis sobre o investimento em marketing é crescente, como saber se a sua estratégia está de acordo com as necessidades da companhia?

Um dos caminhos para auxiliar as equipes de marketing é aproveitar o grande volume de dados disponíveis, no universo corporativo, que podem possibilitar a realização de análises e contribuir com a definição dos melhores caminhos para a gestão de uma organização.

Aqui estamos falando exatamente das métricas e da importância da interpretação adequada, assim como da escolha pelas medições mais importantes de acordo com as necessidades de cada organização, para que se possa efetivamente desenvolver e implementar ações que tragam melhores resultados.

Um ponto importante a ser ressaltado é que nem sempre as métricas devem ser consideradas um instrumento de pressão. Pelo contrário, a falta delas pode corresponder a uma ausência de argumentos para motivar a equipe a seguir para uma direção.

Por vezes, algumas organizações alegam que o marketing não traz resultados, mas é uma afirmação infundada. Deve ser eliminado o mito de que metrificar inibe a inovação, o uso de modelos diferenciados ou de ferramentas alternativas de mídia.

Mensurar não é coibir a criatividade e sim colher feedback para direcionar investimentos, ou seja, uma métrica pode dar a indicação mais apropriada do momento certo para promover mudanças, ou seja, prever onde é melhor. Prever? Esse é um outro desafio para o marketing e uma tarefa que requer trabalho em conjunto com vendas.

O setor de vendas tem uma expectativa de fechamentos, contudo deve contar com o marketing para definir estratégias e ações que impulsionem os leads e que solucionam os gaps para o sucesso na persuasão com o consumidor. Além de vender, essa integração das áreas otimiza tempo, reduz custos e ainda possibilita à organização traçar estratégias que promovam seu crescimento no mercado.

* Bruno Guerra, gerente de marketing da Inteligência de Negócios.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves