Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Métricas para o marketing

Métricas para o marketing

04/06/2015 Bruno Guerra

Nunca foi segredo que vender mais é o objetivo e o maior desejo das organizações e do mercado em geral.

E nos últimos anos, a atenção, a criatividade e principalmente a capacidade de trabalhar sob pressão transformaram-se em virtudes essenciais para os líderes de marketing, não só pelo aumento da exigência dos consumidores como também dos executivos do board das empresas.

Neste cenário, em que a demanda por retornos mensuráveis sobre o investimento em marketing é crescente, como saber se a sua estratégia está de acordo com as necessidades da companhia?

Um dos caminhos para auxiliar as equipes de marketing é aproveitar o grande volume de dados disponíveis, no universo corporativo, que podem possibilitar a realização de análises e contribuir com a definição dos melhores caminhos para a gestão de uma organização.

Aqui estamos falando exatamente das métricas e da importância da interpretação adequada, assim como da escolha pelas medições mais importantes de acordo com as necessidades de cada organização, para que se possa efetivamente desenvolver e implementar ações que tragam melhores resultados.

Um ponto importante a ser ressaltado é que nem sempre as métricas devem ser consideradas um instrumento de pressão. Pelo contrário, a falta delas pode corresponder a uma ausência de argumentos para motivar a equipe a seguir para uma direção.

Por vezes, algumas organizações alegam que o marketing não traz resultados, mas é uma afirmação infundada. Deve ser eliminado o mito de que metrificar inibe a inovação, o uso de modelos diferenciados ou de ferramentas alternativas de mídia.

Mensurar não é coibir a criatividade e sim colher feedback para direcionar investimentos, ou seja, uma métrica pode dar a indicação mais apropriada do momento certo para promover mudanças, ou seja, prever onde é melhor. Prever? Esse é um outro desafio para o marketing e uma tarefa que requer trabalho em conjunto com vendas.

O setor de vendas tem uma expectativa de fechamentos, contudo deve contar com o marketing para definir estratégias e ações que impulsionem os leads e que solucionam os gaps para o sucesso na persuasão com o consumidor. Além de vender, essa integração das áreas otimiza tempo, reduz custos e ainda possibilita à organização traçar estratégias que promovam seu crescimento no mercado.

* Bruno Guerra, gerente de marketing da Inteligência de Negócios.



O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho