Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Minas, um encontro de riquezas!

Minas, um encontro de riquezas!

16/03/2021 Wirley Reis

Minas Gerais é além de nós! Como disse o poeta, Minas Gerais é um estado de espírito.

E é isso que estamos redescobrindo, de forma abrangente e internacional, com as últimas notícias divulgadas pela imprensa mundial acerca dos destinos turísticos do Brasil e do mundo.

Nessas matérias, Minas ocupa, em todas elas, posição de destaque, sempre figurando entre os melhores destinos de nosso país, de nosso continente e do planeta.

Temos que nos orgulhar muito disso, divulgar e dizer que o nosso maior patrimônio é o povo das Minas Gerais.

Povo nascido da junção do ouro com o estrangeiro, da culinária com o encontro de raças, das culturas com a natureza local. Essa é a Minas profunda, um estado surgido do que era improvável, por isso tão admirado e cultuado.

Vale lembrar que Minas Gerais foi eleito o melhor destino turístico do Brasil para se viajar internamente, em enquete realizada em 2019 por um dos maiores jornais do país.

No final do ano passado chegou a notícia internacional de que Minas Gerais é também uma das dez regiões mais acolhedoras do mundo para o turismo.

Esse ranking global foi o resultado da premiação Traveller Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, que homenageia os parceiros de acomodações e transporte que oferecem os melhores serviços em hospitalidade, segundo os clientes da plataforma.

Minas Gerais figurou entre destinos conhecidos de Taiwan, Eslováquia, Canadá e Estados Unidos. Isso vem apenas aferir, mais uma vez, o que já sabemos há anos.

Reunimos aqui todas as condições para receber o turista nacional e internacional e essa acolhida passa por todas as dimensões do turismo, desde a cultural, histórica, natural, gastronômica, de aventuras, arquitetônica, religiosa, de vivências e social.

Agora, novamente, recebemos a confirmação de que Minas Gerais ocupa um posto relevante no cenário turístico brasileiro.

A premiação da plataforma de reservas on-line, a mesma que concedeu a Minas o título de um dos destinos mais acolhedores do mundo, publicou no início de fevereiro a lista de cidades brasileiras mais acolhedoras do país.

E Minas Gerais figura novamente em posição de destaque. De acordo com a premiação Traveller Review Awards 2021, Minas abriga três das dez regiões mais acolhedoras do Brasil.

Na lista divulgada pela Booking.com, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no extremo no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição.

Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, ocupando o 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais.

O que temos até aqui é o reconhecimento externo, de pessoas que viajam por Minas e descobrem seus muitos tesouros guardados por entre nossas montanhas.

Mais do que nunca é preciso subir no alto dessas serras e propagar em alto e bom som para todo o mundo o muito que temos por aqui. Além de uma acolhida única e inigualável em nosso país.

* Wirley Reis é prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Para mais informações sobre Minas Gerais clique aqui…

Fonte: Petrônio Souza



Que ingratidão…

Durante o tempo que fui redactor de jornal local, realizei numerosas entrevistas a figuras públicas: industriais, grandes proprietários, políticos, artistas…


Empresa Cooperativa x Empresa Capitalista

A economia solidária movimenta 12 bilhões e a empresa cooperativa gera emprego e riqueza para o país.


O fundo de reserva nos condomínios: como funciona e a forma correta de usar

O fundo de reserva é a mais famosa e tradicional forma de arrecadação extra. Normalmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado ao fundo.


E se as pedras falassem?

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!


Smart streets: é possível viver a cidade de forma mais inteligente em cada esquina

De acordo com previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050.


Quem se lembra dos velhos?

Meu pai, quando se aposentou, os amigos disseram: - " Entrastes, hoje, no grupo da fome…"


Greve dos caminhoneiros: os direitos nem sempre são iguais

No decorrer da sua história como república, o Brasil foi marcado por diversas manifestações a favor da democracia, que buscavam uma realidade mais justa e igualitária.


Como chegou o café ao Brasil

Antes de Cabral desembarcar em Porto Seguro – sabem quem é o décimo sexto neto do navegador?


Fake news, deepfakes e a organização que aprende

Em tempos onde a discussão sobre as fake news chega ao Congresso, é mais que propício reforçar o quanto a informação é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa.


Superando a dor da perda de quem você ama

A morte é um tema que envolve mistérios, e a vivência do processo de luto é dolorosa. Ela quebra vínculos, deixando vazio, solidão e sentimento de perda.


A onda do tsunami da censura

A onda do tsunami da censura prévia, da vedação, da livre manifestação, contrária à exposição de ideias, imagens, pensamentos, parece agigantar em nosso país. Diz a sabedoria popular que “onde passa um boi passa uma boiada”.


O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?