Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mineração digital: descubra o que é e como funciona

Mineração digital: descubra o que é e como funciona

25/11/2020 Jerri Alves

A mineração é uma atividade econômica muito importante para o Brasil, já que possui grande influência no PIB e na geração de empregos indiretos e diretos.

Dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), detalham que, no Brasil, o setor corresponde a 16,8% do PIB Industrial do país - somente em 2017, foram US$ 28,3 bilhões em exportações e mais de 400 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros. Para manter este posto na economia do país, o investimento em tecnologia é essencial.

O sucesso da mineração depende do enfrentamento de desafios relacionados à segurança, eficiência, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e da preservação do meio ambiente.

A solução para cada uma das questões, passa pela digitalização aliada aos princípios da mineração 4.0.

O investimento em tecnologia é capaz de aumentar significativamente a produtividade do nosso setor, que é um dos carros-chefes da economia brasileira.

Esse novo modelo de mineração, com foco na digitalização, também é essencial para garantir a competitividade mundial.

No segmento de mineração, a automação é capaz de transformar os mais diversos processos organizacionais e industriais. Como pode ser visto no uso de máquinas sem operador, controladas por algoritmos ou inteligência artificial.

A digitalização da fase de mineração de terrenos por meio de escavadeiras, é outra possibilidade, mas que enfrenta desafios. Afinal, é difícil automatizar todos os diversos processos envolvidos nessa fase.

Com relação aos processos de britagem e beneficiamento do minério, é possível que os operadores mandem informações diretamente para a nuvem, o que aumenta a eficiência do beneficiamento e prevê com antecedência as manutenções dos equipamentos envolvidos.

Para a fase de manuseio e escoamento, técnicas de Business intelligence possibilitam saber onde cada material foi estocado e quais são as características de cada um, e criar uma rastreabilidade durante todo o trajeto até o porto, onde os operadores não mais precisarão operar máquinas. Basta monitorar e comandar os sistemas.

As inovações tecnológicas proporcionam benefícios para todas as etapas da mineração, que vão desde a simplificação dos processos de trabalho, até o aumento da eficiência e da segurança.

* Jerri Alves é superintendente do Grupo MBL.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.


Tendência de restruturações financeiras e recuperações judiciais para o próximo ano

A expectativa para o próximo ano é de aumento grande no número de recuperações judiciais e restruturações financeiras, comparativamente, aos anos de 2021 e 2020.