Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Modernização dos hotéis estimula novos negócios

Modernização dos hotéis estimula novos negócios

15/10/2012 Julio Serson

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, esteve em visita oficial ao Brasil no final de setembro e trouxe, além de ministros e autoridades, uma delegação de dezenas de empresários, fato inédito nas relações comerciais entre as nações dos dois continentes.

Em encontro na Fiesp, em São Paulo, Cameron justificou que é momento de se olhar para o Brasil como grande parceiro de negócios, já que o País ultrapassou os britânicos como a sexta maior economia mundial, conforme estudo divulgado no final de 2011 pelo Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios, consultoria da Grã-Bretanha.

Este novo Brasil que atrai o velho continente exibe hoje impressionante processo de mobilidade e de desenvolvimento econômico-social, com uma classe C que ultrapassa a 50% de seus habitantes, e com as classes D e E tendo encolhido, em apenas dez anos, de 47,1% do total das famílias para 16,6%. As classes A, B e C compõem, portanto, mais de 80% da população brasileira, o que abre inestimáveis oportunidades de negócios em todos os quadrantes do País.

Na rede hoteleira, as perspectivas de investimentos chegam a US$ 7,3 bilhões até a Copa do Mundo de 2014, somente na construção de novos hotéis, que deverão agregar 21 mil leitos a um parque composto por um milhão de apartamentos e 18 mil hotéis, 70% deles de médio e pequeno porte. E justamente nessa estrutura instalada abre-se outra grande frente de negócios, já que ela vem passando por reformas, manutenção, modernização e retrofit. Isso incrementa toda a cadeia produtiva, ao proporcionar novas demandas à indústria, construção civil, comércio e ao segmento de Serviços.

Um bom exemplo pode ser observado frente à necessidade de os hotéis, resorts, pousadas, albergues, pensões e motéis brasileiros, em um total de trinta mil estabelecimentos, renovarem os aparelhos de televisão que dispõem aos seus hóspedes. Atualmente, apenas 30% dos quartos no Brasil contam com equipamentos com telas planas, o restante ainda é composto pelos velhos e ultrapassados tubos. A necessidade de atualização envolve também outros equipamentos (como a introdução de tablets como apoio aos serviços de informações aos hóspedes), espaços (como sanitários) e insumos (rouparia, louça etc.), porque o turista é bastante exigente e quer conforto e modernidade.

É uma rede que se prepara, portanto, não apenas para os grandes eventos esportivos dos próximos quatro anos, mas também para o crescimento de dois dos principais nichos de turismo no Brasil: o de lazer, em que o sol e a praia constituem os principais atrativos aos estrangeiros; e o de negócios, em franca expansão, especialmente em capitais como São Paulo, onde a taxa de ocupação é sempre elevada.

Segundo a organização internacional World Travel & Tourism Council (WTTC), os reflexos destes investimentos são contabilizados positivamente naquilo que ela denomina como “economia do turismo”, que no País atingia 7,2% sobre o PIB (Produto Interno Bruto) em 2005 – antes, portanto, que começassem a tomar corpo os aportes realizados em função da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016.

Estimativas oficiais apontam que os eventos gerados pelos dois principais acontecimentos esportivos do Brasil na década aumentarão em até 79% o fluxo turístico internacional para o Brasil. É impossível prever o impacto das transformações no reposicionamento futuro do País dentro do cenário internacional do turismo.

Mas o que se espera é que toda essa rede de oportunidades, especialmente aquelas ligadas ao mundo dos negócios, desenvolva uma nova cultura em prol do turismo entre as autoridades, os próprios setores econômicos e a sociedade, de forma a preparar as cidades, profissionalizar os serviços e construir um ambiente favorável à recepção ao cidadão estrangeiro.

Para tanto, os hotéis estão fazendo sua parte. Mas dispor de uma boa rede hoteleira não dispensa a necessidade de uma política nacional para o turismo, que seja capaz de potencializar as oportunidades abertas pelos eventos internacionais e investimentos assumidos pela rede hoteleira.

É preciso estabelecer programas que deem conta de fomentar um ambiente econômico e de negócios propício ao segmento, eliminando a morosidade da burocracia governamental no que diz respeito às atividades do setor; repensando a carga tributária; e investindo na qualificação da mão de obra.

Esta é a grande chance que o Brasil tem para começar a escrever um cenário diferente daquele que o coloca hoje, conforme dados também da WTTC, apenas na 18° posição em tamanho absoluto do mercado do turismo, na 137° em contribuição relativa do setor para a economia nacional e no 127° lugar no crescimento de longo prazo. Um País tão privilegiado pela natureza – e agora, pelo ciclo virtuoso da economia - precisa saber transformar toda essa herança em riqueza e benefícios ao seu povo.

Julio Serson é presidente do Grupo Serson e vice-presidente de Relações Institucionais do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves