Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Movendo o mundo dos negócios com a internet

Movendo o mundo dos negócios com a internet

29/05/2015 Zilma Gusmão

Até a eclosão da Internet os indivíduos viviam limitados ao cotidiano e à mesmice que circundavam sua existência.

A Internet trouxe luz a milhões e milhões apontando um sentido para as buscas e pesquisas, possibilitando a troca de opiniões sobre o mesmo tema. Outro fator importante é a sensação de encurtamento de distâncias proporcionada pela Internet, através de sites de relacionamentos e programas de conversação como o Skype, por exemplo. A Internet se tornou fundamental para manutenção da existência no planeta, o que incentiva pesquisas comportamentais e científicas sobre o assunto.

Nos dias de hoje, sem a Internet não sobrevivemos ou, sequer, vivemos no mundo do trabalho, pois tudo e todos estão interligados numa rede. A Era da Informação exige que estejamos conectados a todo o tempo para ficarmos atualizados na nossa área de atuação. Atualmente a Internet é uma importante ferramenta de divulgação, de uma forma geral, fomentando processos publicitários. Profissionais que querem se destacar no mercado ou acelerar seu processo de crescimento profissional usam e abusam da Internet.

Claro, de forma consciente e inovadora. Sabendo que tudo acontece na rede, muitos jovens com o espírito empreendedor buscam, por meio da Internet, divulgar o seu negócio e se tornam profissionais de sucesso. Um bom meio de divulgação são as redes sociais que cumprem um papel importante nessa esfera. A criação de páginas no Facebook ainda é a campeã, seguida dos perfis no Instagram e Twitter. Esses canais promovem uma repercussão considerável da marca anunciada e são muito utilizados, principalmente, pelos jovens.

Por serem páginas bem dinâmicas, as redes sociais atraem não somente jovens, mas um público diversificado e que se interessa por várias áreas. Isso se torna um ponto favorável na divulgação de uma marca ou produto. A criação de blogs também é outra jogada importante para quem quer usar a internet como um fim empreendedor. Blogs bem articulados, atrativos e usuais conquistam cada dia mais internautas que se identificam com os temas propostos e se tornam usuários assíduos tornando-se assim canais interativos de divulgação.

Há alguns anos, não se pensava na Internet como fonte de renda e como elemento propulsor do mundo dos negócios, pois tínhamos uma Internet estática, a Web 1.0. Com a evolução dos estudos na área da tecnologia e os novos meios de comunicação, passamos para a Web 2.0 que, além de ser dinâmica e permitir a interatividade do usuário com as páginas, caminhou para o lado comercial, permitindo assim que o mundo dos negócios se expandisse ainda mais e criando alternativas para novos empreendedores.

Longe de encerrar o assunto por aqui, o tema é abrangente e nos oferece muitas opções, pois falar de internet é falar de um assunto inesgotável, visto que a rede é um mundo vasto e que precisa ser ainda desbravado em vários aspectos. E, no ramo dos negócios, se expande a cada dia mais e move efetivamente a economia de um país (MUNDIAL?). Castells afirma que ao se pensar na Internet, temos que pensar que “a história da criação e do desenvolvimento da internet é a história de uma aventura humana extraordinária”. E, portanto, interminável, pois novos caminhos são descobertos a cada novo clique.

*Zilma Gusmão é coordenadora dos cursos de Sistemas da Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte – Antônio Carlos.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves