Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mudança de comportamento na mineração

Mudança de comportamento na mineração

18/11/2021 Henrique Costa de Seabra

O que esperar como reação do setor minerário após a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26)? Essa pergunta instiga os atores que fazem parte do setor mineral.

Em uma das coletivas de imprensa do evento, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, defendeu que a mineração pode ser “verde”, mesmo diante dos desafios intrínsecos da atividade.

Ainda na mesma coletiva, o ministro foi taxativo ao cobrar que países ricos assumam compromissos até o final da COP 26, principalmente em relação à concessão de financiamentos a países em desenvolvimento e apoio a projetos sustentáveis.

Vale destacar que a produção mineral no país é positiva e está em franca expansão. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a produção de minério em toneladas cresceu 14% no terceiro trimestre desse ano em comparação ao trimestre passado.

Em faturamento, comparando ao terceiro trimestre de 2020, houve um aumento de 114% no terceiro trimestre de 2021.

Ainda, em se tratando de exportação mineral, para que o país tenha maior participação no mercado exterior, não restam dúvidas que são necessárias mudanças na política ambiental brasileira, considerando que o mercado internacional está cada vez mais preocupado e voltado para as questões ambientais.

Nesse sentido, é fundamental que os novos projetos de mineração passem a se preocupar de forma mais ativa com a sustentabilidade.

Como bons exemplos temos a Vale, que tem como princípio de atuação três dimensões: o Operador Sustentável, o Catalisador do Desenvolvimento Local e o Agente Global de Sustentabilidade e a Sigma Lithium que garante buscar maneiras de tornar as suas operações mais sustentáveis seguindo os princípios de ESG (referentes a critérios ambientais, sociais e de governança).

* Henrique Costa de Seabra é especialista e mestre em Direito Ambiental.

Para mais informações sobre mineração clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.