Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mudança de mindset: a chave para alcançar o sucesso

Mudança de mindset: a chave para alcançar o sucesso

07/03/2023 Mauro Inagaki

Você já deve ter ouvido o ditado "mente sobre a matéria". Esta frase relaciona perfeitamente o poder da mentalidade humana e como ela pode impactar não apenas nossos pensamentos, mas também nossas ações.

Quando meus filhos nasceram, eu aprendi muito. Não apenas aprendi, mas entendi que aquele acontecimento tão importante exigia algo de mim: mudança.

Mudança na maneira de pensar, de agir e de lidar com os fatos do dia a dia. Desde então, sou um entusiasta da mudança de mindset.

Apesar de esse termo ser razoavelmente novo, desde que o mundo é mundo nós precisamos nos adaptar. Seja por um trauma, seja pelas responsabilidades implícitas ao nascimento de um filho.

Segundo palavras da escritora Carol Dweck, mindset é o conjunto de ideais, valores e crenças que construímos ao longo da vida.

Se traduzirmos ao pé da letra, ele é como a nossa configuração mental. É por meio dele que encaramos as situações da vida e com ele tomamos grande parte das nossas decisões.

Existem dois tipos principais de mindset: fixo e de crescimento. O fixo é aquele em que os indivíduos acreditam que suas habilidades e características são imutáveis e não podem ser alteradas.

Por outro lado, o de crescimento é aquele em que os indivíduos acreditam que suas habilidades e características podem ser desenvolvidas por meio de trabalho, dedicação e perseverança.

Mas vamos pensar: por que é tão difícil mudar e por que resistimos tanto às mudanças? Existem teorias da psicologia que indicam que é muito mais fácil perpetuarmos ações e características com um único objetivo: economizar energia.

Sempre que precisamos alterar algum hábito ou alguma forma de agir, nosso cérebro gasta muita energia. Por esse motivo, entramos na famosa zona de conforto para não entrarmos em conflito com nossas próprias ideias e concepções.

Adotar um mindset de crescimento pode ter um impacto profundo na nossa vida. Uma pesquisa indica que pessoas com esse modo de pensar tendem a ser mais bem-sucedidas em suas carreiras, relacionamentos e em outras áreas da vida pessoal.

Essas pessoas encaram os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado, não são desencorajadas pelo fracasso e veem as falhas como uma chance de melhorar.

Além disso, aprendem a ser mais resilientes, de mente aberta e motivados a melhorar constantemente. Então, como podemos desenvolver essas características? Aqui estão algumas dicas:

- Aceite desafios: em vez de evitar desafios, abrace-os como oportunidades para aprender e crescer;

- Abrace o fracasso: o fracasso não é um revés, mas uma chance de aprender e melhorar;

- Concentre-se no processo, não apenas no resultado: comemore o progresso que você faz, não apenas o resultado final;

- Cultive o amor pelo aprendizado: mantenha-se curioso e continue a aprender coisas novas sempre que possível;

- Cerque-se de pessoas positivas: Procure pessoas que encorajem e apoiem seu crescimento. Elas, com certeza, vão ajudar você a elevar seu conhecimento.

Em conclusão, mudar nossa forma de pensar e de agir pode ser a chave para alcançar o sucesso e a felicidade em múltiplos aspecto.

Ao abraçarmos os desafios, aceitarmos o fracasso, focarmos no processo, cultivarmos o amor pelo aprendizado e nos cercarmos de pessoas positivas, podemos desenvolver um mindset favorável para liberar todo o nosso potencial.

Comece a colocar essas dicas em prática e descubra aonde esse caminho vai te levar.

* Mauro Inagaki é fundador e CEO da b2finance.

Para mais informações sobre mudança de mindset clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Trópico Comunicação



Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes


Primeiro semestre: como estão as metas traçadas para 2024?

O que mais escutamos nas conversas é: “Já estamos em junho! E daqui a pouco é Natal!”

Autor: Elaine Ribeiro


Proliferação de municípios, caminho tortuoso

Este é um ano de eleições municipais no Brasil. Serão eleitos 5.570 prefeitos, igual número de vice-prefeitos e milhares de vereadores.

Autor: Samuel Hanan


“Vaquinha virtual” nas eleições de 2024

A campanha para as eleições municipais de 2024 ainda não foi iniciada de fato, mas o financiamento coletivo já está autorizado.

Autor: Wilson Pedroso


Cotas na residência médica: igualdade x equidade

Um grande amigo médico, respeitado, professor, preceptor de Residentes Médicos (com letras maiúsculas), indignado com uma reportagem publicada, em periódico do jornal Estado de São Paulo, no dia 05 do corrente mês, enviou-me uma cópia, requestando que, após a leitura, tecesse os comentários opinativos.

Autor: Bady Curi Neto


O impacto das enchentes no RS para a balança comercial brasileira

Nas últimas semanas, o Brasil tem acompanhado com apreensão os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: André Barros


A força do voluntariado nas eleições

As eleições de 2022 contaram com mais de 1,8 milhão de mesários e mesárias, que trabalharam nos municípios de todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntários.

Autor: Wilson Pedroso


A força da colaboração municipal

Quando voltamos nossos olhares para os municípios brasileiros espalhados pelo país, notamos que as paisagens e as culturas são diversas, assim como as capacidades e a forma de funcionamento das redes de ensino, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.

Autor: Maíra Weber


As transformações universais que afetam a paz

Recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou projeto proposto pelo governo estadual paulista para a criação de escola cívico-militar.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.

Autor: Samuel Hanan


Coração de Stalker

Stalking vem do Inglês e significa Perseguição. Uma perseguição obsessiva, implacável, com envolvimento amoroso e uma tentativa perversa de controle.

Autor: Marco Antonio Spinelli