Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Mudanças?

Mudanças?

08/04/2018 José Luiz Gomes do Amaral

Apavora-nos a perspectiva de mudança de ministro da Saúde.

Nos últimos tempos, temos visto a confirmação daquele pensamento “nada é tão ruim que não possa piorar”. Pois então... Veio um que nos trouxe o “Mais Médicos”.

O seguinte manteve o infeliz programa e disse que os médicos posicionavam-se de forma “patética”, ao reagirmos quando seu Governo tentava nos tirar a regulação das especialidades médicas.

Com a (esta sim) patética saída da “presidenta” e sua “entourage”, seria de se pensar em tempos melhores. Ledo engano... Vem o atual ministro e supera largamente os precedentes: mantém o “Mais Médicos”, acusa-nos, os médicos, de fingir que trabalhamos e institucionaliza o charlatanismo na saúde pública com as tais práticas alternativas.

Para os três, toda ineficiência do SUS é culpa dos médicos. Uma história de terror que parece não ter fim. O que nos aguarda no próximo capítulo?

* José Luiz Gomes do Amaral é presidente da Associação Paulista de Medicina (APM).

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias




Fé, Otimismo, Covid-19 e a Educação a Distância

Tenho por hábito escrever artigos para diversos periódicos do país, seja da web ou de folhas, motivado por uma indignação jurídica (crítica ou não) sobre determinado tema ou decisão judicial.


Mulher: uma conquista a cada dia

Entrada no mercado de trabalho, independência financeira, direito político, liberdade sexual. Essas são algumas conquistas da mulher moderna.


Tributar super-ricos garante auxílio emergencial sem condicionantes

Governo faz chantagem ao condicionar renda emergencial à retirada de percentual mínimo de investimento em saúde e educação nas três esferas de governo.


Inteligência Emocional: aprendizado para a vida

A escola é o primeiro lugar onde se aprende a socializar fora do ambiente familiar, onde culturas e opiniões distintas dão início aos primeiros conflitos, é uma excelente oportunidade de aprendizado, tanto de frustrações, medo do novo e de mudanças quanto de troca de experiências.


D. Pedro II e a cidade do Porto

Sempre existiu amizade, entre os Imperadores e a população da cidade da Virgem; e desta, pelas terras de Vera Cruz, pois muitos foram os portuenses, que fizeram fortuna no Brasil.


Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

Desde 2007, quando Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro smartphone da maneira que conhecemos hoje, estamos passando por intensa transformação.


Prisão do deputado Daniel Silveira

A toda ação corresponde uma reação.


Exportações de minério de ferro cresceram 9% em janeiro

O mês de janeiro registrou uma alta de 9% na quantidade de minério de ferro exportado do Brasil para o exterior, tendo por comparação o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Economia.


A dificuldade de cassar mandato político

A imoral prerrogativa constitucional que confere somente ao Congresso o poder de cassar o mandato de um parlamentar por cometimento de ilegalidade, à vista de qualquer cidadão de mediana cultura, constitui-se de medida irrazoável que fere o princípio da igualdade de tratamentos.


Ainda não nos preocupamos com o combate à pobreza

Um dos piores anos da história recente do país, 2020 também foi o ano em que a taxa de pobreza atingiu 8%, seu menor patamar em 44 anos.


Um ano de pandemia

A Covid-19 apareceu causando surpresa e aflição em todas as instâncias da sociedade, seja para a economia, a política, a educação, ou para as pessoas, no que se refere aos relacionamentos, sentimentos próprios, etc.


Como os paradigmas determinam nossos resultados

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas?