Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Na vida e na carreira, é preciso aprender com os insucessos

Na vida e na carreira, é preciso aprender com os insucessos

15/07/2014 Bibianna Teodori

A amarga derrota do Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, desencadeou uma série de sentimentos pelo País.

Tristeza, vergonha, desapontamento, humilhação... Tudo isso veio num momento de grande entusiasmo, com a expectativa de a Seleção Brasileira ser novamente campeã mundial e pela primeira vez em casa. Mas a vida é um conjunto de caixinhas. Tem a da esperança, a da vitória, a da perda, a da alegria, a da tristeza, e, aos poucos, vamos abrindo todas elas.

E cada revés é sempre o caminho para uma nova conquista, só depende de cada um de nós. É preciso compreender que o insucesso é um aprendizado para o crescimento pessoal ou profissional, faz parte de um processo natural. No entanto, é comum que algumas pessoas enfrentem dificuldades em superar situações de fracasso. Muitas chegam a ficar traumatizadas com o acúmulo de frustações. Essa falta de habilidade em lidar com perdas pode estar fundamentada em diversas causas.

Às vezes, a origem está em uma educação com muitas cobranças, que contribui para a formação de uma postura autocrítica e perfeccionista ao extremo. Uma derrota como essa para os alemães serve de experiência para pensarmos um pouco mais sobre os valores, as expectativas, as emoções e o controle da mente. Para superar os obstáculos que aparecem na vida, é necessário mudar as perspectivas negativas. Os desafios sempre existirão. O que se pode mudar é a maneira de encará-los.

Portanto, não tenha pena de si mesmo, nem se permita ficar estagnado. Identificar os próprios sentimentos e lidar com as reações são os primeiros e indispensáveis passos para o início da superação. Sempre podemos mudar o nosso estado de ânimo e devemos encarar cada novo dia como uma nova oportunidade! Podemos filtrar os acontecimentos e transformar tudo. Auto motivar-se é fundamental, para aprender a manter a energia elevada e, assim, construir uma nova fórmula de sucesso. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida e direciona e intensifica os objetivos dos indivíduos. Aprenda algumas dicas para se motivar:

1) Dê o melhor de si (em tudo)!

2) Faça das suas necessidades uma força propulsora para atingir o que deseja. Não importa se são necessidades básicas ou de autorrealização.

3) Seja responsável pelos seus próprios atos. Se algo der errado, não desista. Nem sempre a vitória chega quando se espera.

4) Descubra ainda aquilo que te faz se sentir bem. O autoconhecimento proporciona grandes descobertas e aprendizados e, consequentemente, mais motivação.

Perceba o quão intenso é o poder que temos nas mãos. Sinta os seus desejos, decifre os seus sonhos e não tenha medo de vencer. O seu sucesso depende de você! E o sucesso e a motivação de um País dependem de cada um de nós! Principalmente nas derrotas, em vez de apenas criticar, xingar, ser cruel com as palavras, é preciso agir. É preciso coragem para levantar e seguir em frente.

*Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.



A angústia da inovação

Inovação é a bola da vez.


A importância da Cultura Organizacional para a Transformação Digital

A Transformação Digital é uma realidade. Mais do que isso, a tecnologia já é um fator imprescindível para os negócios, acelerando e alterando completamente as atividades de empresas de todos os segmentos.


Os limites da ciência e o renascer da filosofia

A palavra “filosofia” vem da junção de duas palavras gregas: philo (amizade, amor) e sofhia (saber, sabedoria). Logo, filosofia é o amor ao saber.


Inovação alinhada à computação em nuvem e segurança da informação na economia de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais possui a terceira maior participação na economia brasileira, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.


Por que a Lei de proteção de dados é bem-vinda nos dias atuais?

Nestes últimos dias você provavelmente ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil.


Pandemia deve intensificar transações de M&A no ensino superior privado no Brasil

O uso recorrente da tecnologia das comunicações on-line deve acelerar o processo de seleção natural corporativa na educação.


Que saudades de gritar “gol” no estádio

A maior lacuna que a ausência de público deixa no espetáculo futebolístico é a sonora.

Que saudades de gritar “gol” no estádio

Soluções sustentáveis para impulsionar a economia

Em grego, oikos (eco) significa casa e nomos (nomia) significa lei/ordem.


Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.


Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia.


O receio de opinar

Antes de me aposentar, prestei serviço em empresa, que possuía e possui, milhares de trabalhadores.


Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.