Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Na vida e na carreira, é preciso aprender com os insucessos

Na vida e na carreira, é preciso aprender com os insucessos

15/07/2014 Bibianna Teodori

A amarga derrota do Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, desencadeou uma série de sentimentos pelo País.

Tristeza, vergonha, desapontamento, humilhação... Tudo isso veio num momento de grande entusiasmo, com a expectativa de a Seleção Brasileira ser novamente campeã mundial e pela primeira vez em casa. Mas a vida é um conjunto de caixinhas. Tem a da esperança, a da vitória, a da perda, a da alegria, a da tristeza, e, aos poucos, vamos abrindo todas elas.

E cada revés é sempre o caminho para uma nova conquista, só depende de cada um de nós. É preciso compreender que o insucesso é um aprendizado para o crescimento pessoal ou profissional, faz parte de um processo natural. No entanto, é comum que algumas pessoas enfrentem dificuldades em superar situações de fracasso. Muitas chegam a ficar traumatizadas com o acúmulo de frustações. Essa falta de habilidade em lidar com perdas pode estar fundamentada em diversas causas.

Às vezes, a origem está em uma educação com muitas cobranças, que contribui para a formação de uma postura autocrítica e perfeccionista ao extremo. Uma derrota como essa para os alemães serve de experiência para pensarmos um pouco mais sobre os valores, as expectativas, as emoções e o controle da mente. Para superar os obstáculos que aparecem na vida, é necessário mudar as perspectivas negativas. Os desafios sempre existirão. O que se pode mudar é a maneira de encará-los.

Portanto, não tenha pena de si mesmo, nem se permita ficar estagnado. Identificar os próprios sentimentos e lidar com as reações são os primeiros e indispensáveis passos para o início da superação. Sempre podemos mudar o nosso estado de ânimo e devemos encarar cada novo dia como uma nova oportunidade! Podemos filtrar os acontecimentos e transformar tudo. Auto motivar-se é fundamental, para aprender a manter a energia elevada e, assim, construir uma nova fórmula de sucesso. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida e direciona e intensifica os objetivos dos indivíduos. Aprenda algumas dicas para se motivar:

1) Dê o melhor de si (em tudo)!

2) Faça das suas necessidades uma força propulsora para atingir o que deseja. Não importa se são necessidades básicas ou de autorrealização.

3) Seja responsável pelos seus próprios atos. Se algo der errado, não desista. Nem sempre a vitória chega quando se espera.

4) Descubra ainda aquilo que te faz se sentir bem. O autoconhecimento proporciona grandes descobertas e aprendizados e, consequentemente, mais motivação.

Perceba o quão intenso é o poder que temos nas mãos. Sinta os seus desejos, decifre os seus sonhos e não tenha medo de vencer. O seu sucesso depende de você! E o sucesso e a motivação de um País dependem de cada um de nós! Principalmente nas derrotas, em vez de apenas criticar, xingar, ser cruel com as palavras, é preciso agir. É preciso coragem para levantar e seguir em frente.

*Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli