Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Natureza: sempre é tempo de cuidar e zelar

Natureza: sempre é tempo de cuidar e zelar

03/01/2018 Marcelo Chaves

As “tão merecidas férias” chegaram! Oportunidade de descanso e mudança de ambiente.

Milhares de pessoas têm buscado locais que proporcionem um contato com a natureza como opção para curtir esses dias de descanso. Nessas ocasiões, os cuidados com o meio ambiente também são importantes, não devem ser deixados de lado.

Somos convidados a observar pontos relevantes numa perspectiva de que cuidar do planeta e preservar a natureza merecem a devida atenção, inclusive nas férias. A Igreja nos ensina que o turismo, certamente, tem efeitos positivos tanto na vida das pessoas que gostam de um passeio ao ar livre como na de quem depende dele como fonte de renda.

Mas, não podemos fechar os olhos ao forte impacto ambiental quando essa situação não está relacionada ao “desenvolvimento sustentável”. A Santa Sé lembra que uma real mudança de mentalidade induz as pessoas a adotarem novos estilos de vida.

Todavia, corre-se o risco de esquecer essas motivações durante o período de férias, quando as pessoas procuram comodidades e consideram ter apenas direito de usufruir, nem sempre refletindo sobre as consequências e suas responsabilidades com relação a isso.

O Brasil é uma grande vitrine quando falamos de natureza, mas não podemos ignorar que sustentabilidade e proteção ao Meio Ambiente devem estar na nossa bagagem. E quando o assunto é Meio Ambiente e férias, muitas coisas podem ser facilmente observadas e, mais do que isso, vividas em prol desse patrimônio tão único e diversificado.

Entre as orientações, temos: na praia, sempre recolher seu lixo para que ele não polua as areias e o mar; na caminhada em uma trilha, não jogue nada na mata, não leve lembranças pra casa - respeite os animais e a vida natural ali existentes; se for acampar, evite usar detergente e sabonete comuns, que contaminam a água de rios, invista em produtos biodegradáveis; e não faça fogueiras; se estiver em um hotel, seja consciente quanto ao uso racional da água e o da energia elétrica.

Evite deixar luzes e televisão ligados sem necessidade. Lembre-se! Todo o universo é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, as cachoeiras, as montanhas, o mar... Tudo é carícia de Deus!

Nessas férias, faço um convite: busquemos um comprometimento pessoal em prol da natureza, traduzido em atitudes, por mais simples que sejam. Elas, verdadeiramente, são capazes de fortalecer um vínculo com a humanidade inteira e trabalhar pensamentos, não somente do ponto de vista preservacionista, mas a partir de um olhar diferente “sobre o cuidado da casa comum”, como ensina o papa Francisco na Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas): “Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades”.

Boas férias!

* Marcelo Chaves é missionário da Comunidade Canção Nova, jornalista e apresentador do Programa Preservação Ambiental, na TV Canção Nova.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves