Portal O Debate
Grupo WhatsApp

NFC-e trará benefícios para o varejista e para o consumidor

NFC-e trará benefícios para o varejista e para o consumidor

20/09/2013 Maicon Klug

Ainda em período de testes, a Nota Fiscal de Consumo eletrônica deverá se tornar uma opção mais econômica para os varejistas e mais segura para o consumidor.

O projeto, que tem como objetivo substituir o tradicional Cupom Fiscal por um documento eletrônico promete aplicar no comércio a mesma experiência realizada com a implantação da Nota Fiscal eletrônica. Com a novidade as informações fiscais sobre a compra de produtos serão enviadas diretamente da loja para a Secretaria Estadual da Fazenda, descartando a necessidade do cupom fiscal, simplificando a prestação de contas e agilizando os processos tributários.

O consumidor poderá escolher entre receber uma nota em versão reduzida, a nota completa ou o arquivo eletrônico por e-mail com informações para consultar os dados da compra diretamente no site da Sefaz. A primeira NFC- e já foi emitida no dia 26 de junho pela rede de supermercados Walmart no programa piloto iniciado no Rio Grande do Sul. Outros estados que já iniciaram os testes para a emissão da NFC-e são Amazonas, Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Mato Grosso.

Entre as mudanças que causarão maior impacto está a substituição das tradicionais impressoras fiscais. Com a possibilidade de emitir o documento fiscal de forma eletrônica ou com uma impressora comum, os gastos com papel e com o cumprimento de obrigações cairá consideravelmente. Não haverá mais necessidade de uso de equipamentos específicos, o que também reduz custos com homologação e manutenção.

A transmissão dos documentos ao Fisco via internet também deverá reduzir a sonegação fiscal e aumentar a segurança, já que toda transação deverá ser autorizada pela Secretaria da Fazenda de cada estado em tempo real. Para o consumidor, a principal mudança será a garantia de manter seus comprovantes de consumo disponíveis para a consulta sem precisar guardar as notas em papel. No caso de precisar comprovar uma compra para solicitar a troca de um produto, por exemplo, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda para consultar a nota.

O cliente também poderá optar por receber a nota fiscal por e-mail, por mensagem de celular ou ainda checar as informações a partir de um QRCode na versão impressa reduzida. O Fisco já deu o primeiro passo para alterar os procedimentos e em breve virão a obrigatoriedade e os prazos para a conclusão da transição, da mesma forma que ocorreram as mudanças trazidas pela NF-e, NFS-e, SPED, entre outros. Ao comerciante é recomendável buscar informações sobre o assunto o quanto antes, preparar um plano de transição para então, usufruir dos benefícios trazidos pelo novo processo.

*Maicon Klug é diretor comercial da G2KA Sistemas.



Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).